quinta-feira, fevereiro 10, 2011

AS 7 MARAVILHAS GASTRONÓMICAS DE PORTUGAL
Depois das Berlengas vamos ter um novo flop. Não é difícil saber quem se apresentará a concurso se o patrocínio for da Região de Turismo do Oeste. Também não será difícil de saber que a receita gastronómica variará entre a massada, o sequinho e um qualquer robalo (re)inventado.
A proletária “Caldeirada” e a luxuriosa “Lagosta Suada à Moda de Peniche” irão fazer companhia ao extinto “Vinho Branco das areias” e às moribundas rendas de bilros.
No entanto que magnifico repasto seria numa mesa em toalha de linho bordejada por uma renda de bilros, servir uma lagosta suada à Moda Antiga de Peniche. Recordo a receita que o senhor Acelino cedeu com a especial recomendação de que não morresse com ele.
Mais vale perder com o que é nosso genuinamente, do que com o que nunca passou pelo teste da aprovação generalizada. Se que caldeiradas existem muitas. Mas somos únicos em algumas coisas. Orgulhemo-nos daquilo que foi passando por gerações sucessivas.
Não sei o que vai acontecer. Mas temo que mais uma vez sejamos preteridos pela moda ou pela política rasteirinha de trazer por casa.

Sem comentários: