terça-feira, fevereiro 01, 2011

SERÁ DESTA?
Os jornais de hoje noticiam que se pretendem diminuir o número de municípios que existem em Portugal. Ao que parece alguns deles perderam completamente o significado que justificava tal classificação.
O toque foi dado pela Câmara Municipal de Lisboa ao extinguir um número significativo de Freguesias. De 53 irão passar para 23.
Já aqui e no Jornal local tivemos a iniciativa de referir o absurdo da existência de 3 freguesias na Cidade de Peniche. 2 delas em dimensão territorial e em caracterização são completamente incongruentes. Para além de que representam uma despesa sem sentido. Os fundos que recebem praticamente nem são suficientes para pagar a um funcionário. É a Câmara Municipal quem lhes atribuindo subsídios lhes suporta os devaneios de funcionários, subsídios que atribuem e Feiras, Festas e Romarias que visitam com os poucos idosos necessitados que ainda lá residem.
Para além disto as Freguesias de S. Pedro e Conceição na Cidade de Peniche só existem para justificar uns quantos lugares políticos para meia dúzia que ficam de fora dos lugares da Câmara e da Assembleia Municipal. É o rebuçado que se atribui para os calar. Objectivamente não se justificam nem aos fundos que consomem.
É claro que isto não é fácil de conseguir. Quem primeiro tomar a iniciativa vai ficar muito mal visto. Se a pequena política for a resposta, será acusado de tudo menos de santo. Em Lisboa, PS e PSD entenderam dever separar o que é fundamental do que é acessório e entenderam-se. Aqui, com a ausência de um pensamento cívico claro, será muito mais difícil. Aqui será muito mais natural funcionarem as capelinhas e os interesses da rua de cada um.
A substituição das 3 Freguesias da Cidade por uma única Freguesia, designe-se ela Freguesia de Peniche, ou Freguesia de S. Pedro Gonçalves Telmo para manter a relação icónica, é uma medida de visão larga e projectada para o futuro. Continuar como estamos é revelador de uma incapacidade de romper com o “status quo” que nos deixará por décadas no mesmo marasmo.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Freguesia de S. Pedro Goncalves Telmo ?

Mais um pinheiro para queimar na fogueira dos jacobinos !!!

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o porto de pescas ludicas e turisticas de Peniche , Reparem a ETAR ,livrem nos das areias contaminadas do Fosso das Muralhas ,Deem um coval digno para descancar ao nosso Hospital no cemiterio de Alcobaca ,Salvem o Baleal , Salvem Peniche e Sereis Salvos