segunda-feira, fevereiro 28, 2011

“COMO SE BRINCAVA ANTES DA PLAYSTATION”

Com este título, dissertava há uns tempos o bloger do “Amigos de Peniche” sobre as brincadeiras de um tempo que nostalgicamente nos vem à memória. Um tempo em que muitas das brincadeiras apelavam ao imaginário e ao onírico.
Os medões apelavam às lutas entre índios e cowboys, ou aos filmes de capa e espada. As bexigas de de boi eram as bolas de futebol mais requisitadas e quantas vezes não encostavam as nossas mães as suas mãos ao nosso rabo pelo roubo dos botões de chapa e das vaidosas.
Quantas vezes as caixas de folha da banha, se transformavam em golpes de magia em lindos barcos que desciam o rio da ponte de S. Domingos em direcção ao Molhe Leste.

Pedia-me esse nosso amigo (e a outros bloger’s) que se eu tivesse imagens dos carros de rodas de cortiça que as nossas brincadeiras transformavam em corridas de Fórmula 1, que as mostrasse para sua delicia.

 O tempo passou e o desafio que me foi lançado entrou nos “ficheiros armazenados”. Até que ontem ao rever o meu material de Escola fui dar com um conjunto de fotos amarelecidas pelo tempo que fizeram despoletar aquela memória. São aproximadamente de 2002 quando se aproximava a passos largos o fim do meu tempo como professor. Nesse ano, com uma turma de que eu muito gostava, recriámos o tempo dos carros de rolamentos e dos de rodas de cortiça. Não foi fácil encontrar rodas de cortiça já nessa altura. Por milagre os 3As estavam a encerrar e do seu espólio em armazém arranjaram-me as suficientes para fazer carros de cana para essa turma. Quando ficaram prontos, fizemos nos pátios da Escola da Atouguia da Baleia umas corridas, sendo o 1º Prémio atribuído ao Tiago e ao Flávio Ex-aequo, que constou de um almoço num restaurante da Atouguia com os seus professores. Assim era o tempo das recordações. E as fotografias que documentam os carros e as corridas são as que seguem:

Sem comentários: