terça-feira, abril 26, 2011

RESCALDO DOS FESTEJOS DO 25 DE ABRIL
Aqui no Oeste (em Peniche) nada de novo. São as mesmíssimas comemorações desde que me lembro. Sem criatividade, nem inovação. Os políticos velhos, com as mesmas velhas ideias, dizem as mesmas velhas coisas com que se afirmaram ao longo dos tempos.
As comemorações a nível nacional primaram por algo meritório e digno de registo. Os demissionários deputados recusaram a utilização da dita “Casa da Democracia” para festejar a data em que a generosidade de uns quantos devolveu a dignidade a muitos.
O Presidente da República (em quem não votei e de quem não gosto particularmente), decidiu chamar a si essas comemorações e convidou as altas figuras do Estado Português e os representantes das nações aqui representadas, para com o apoio que pediu àqueles PRs que o antecederam tentar conseguir uma refundação da nossa república.
Fazer isto comoveu-me e deixou-me orgulhoso. Deu a Cavaco Silva uma dimensão de figura de Estado que nunca lhe tinha percebido. Chamar os anteriores Presidentes da República e com eles dar um sentido de tocar a rebate e de Unidade para o combate que se avizinha é de grande elevação e de um carácter que merece ser enaltecido. Senti-me orgulhoso de pertencer a esta grei. Aí está a resposta que só os grandes estadistas são capazes de ter. E que se podem só observar nos grandes momentos.
Foi diferente. Foi digno de respostas diferentes daquelas a que estamos habituados. A diferença entre os grandes homens e os que nunca deixarão de ser medíocres, está naquilo que uma das figuras representativas do PS foi capaz de afirmar no facebook. A de que o PR era “foleiro” por não ter convidado os deputados para a cerimónia do Palácio de Belém. Esquece-se o Sr. José Lello de que foram os deputados que recusaram comemorar o 25 de Abril.
Ao classificar o PR de “foleiro” está o sr. Deputado a classificar-se a si próprio. Não me espanta a sua boçalidade. É natural em quem não tem respeito por si próprio. Já me espanta que de imediato o PS não responda a esta atitude inclassificável, dando indicações para retirar da lista de candidatos a Deputados o sr. José Lello. O PS ao aceitar as suas caricatas justificações está a comportar-se de forma a não se credibilizar junto do eleitorado.

PS: Não é de facto com este Partido Socialista, carroceiro e arruaceiro que me revejo. Este PS fica bem situado nos Realitty Shows. Assim se entendem as coisas.
Como não aceito a atitude do sr. Jerónimo de Sousa ao não participar no que aconteceu no Palácio de Belém. Se é “orgulhosamente só” que pensa poder vir a tornar-se um símbolo para os Portugueses, é porque está cego, surdo e mudo perante a evolução da humanidade.

Sem comentários: