quinta-feira, maio 05, 2011

A CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE ESTÁ FALIDA?
Não sei. Creio aliás que ninguém sabe. E quando digo ninguém, é ninguém mesmo.
Mas seria importante sabermos se está ou não. Para quê? Para podermos uma leitura mais correcta das razões porque as coisas vão acontecendo assim, ou não acontecem nunca.
É o Secretário de Estado da Administração Local quem afirma que, “algumas dezenas de Câmaras serem tecnicamente inviáveis.” Devo então perguntar se Peniche faz ou não parte deste grupo. O Estado está falido pelo que não poderá ajudar a resolver este problema. E nada está previsto na Lei que permita obviar a estas dificuldades quando elas se tornarem evidentes.
É pouco importante quem (que força ou forças políticas) foram responsáveis pela situação a que chegaram as autarquias. Em última instância foram os próprios cidadãos os responsáveis por se terem demitido da sua acção fiscalizadora e persecutória. Quando numa autarquia como a de Peniche mais de 50% dos seus habitantes se demite de eleger os seus autarcas, está a contribuir decisivamente para toda a sorte de eventuais más-governações que possam surgir.
Tudo isto será importante (ou não) para podermos ter expectativas em relação ao futuro. Estarão comprometidas a 2ª Fase da recuperação do Fosso das Muralhas, a recuperação e construção de Habitação Social, a conclusão das obras da Biblioteca Municipal, a Construção do Centro Escolar de Atouguia da Baleia? Ou já existem financiamentos aprovados e consignados sem possibilidade de recuo que permita a sua execução?
A crise afecta todos. Peniche também será afectada. De que forma? Qual o impacto na economia local e desenvolvimento local? Está previsto informar os munícipes sobre esses impactos?
Ou será que o acordo PSD/PS/CDS a nível nacional do qual se afastou o PCP, significará uma frente de batalha em Peniche?
Veem aí dias interessantes de se viverem em Peniche.
PS: Eu sei que sou gordo. Portanto não merecerá a pena insultarem-me por esse caminho. Afinal parece que as 3 Juntas de Freguesia da Cidade estão condenadas. Se as coisas do acordo com o FMI forem para ser levadas a sério. O meu grande problema é ter razão antes de tempo.

Sem comentários: