terça-feira, maio 24, 2011

CHANEL Nº5
Desde muito pequenito que em filmes, nas Selecções, ou em revistas que lia em casa da minha avó, que acompanho o mistério que envolve as mulheres que usam CHANEL Nº 5. È um perfume que as passa a identificar como únicas no meio de uma multidão. É um perfume que deixa um rasto de sedução para além do que é imaginável. Eu sempre presumi que uma mulher que usa CHANEL Nº5, não necessita de sombra. Nem de levantar a voz. Ela impõe-se onde passa pelo sonho a que nos conduz, pelo mistério que deixa adivinhar, pela subtileza da sua atitude.

Dirão que enlouqueci por estar aqui a tecer loas a um perfume e às mulheres que o usam. Assim é a minha querida Peniche em certos dias. E não estou a falar com ironia. Quem frequenta Peniche de Cima, quer a Praia, quer o Quebrado, ou mesmo a zona do Portão já pode sentir o cheiro a mar que ali se faz sentir.
A limo. A iodo. Um cheiro intenso que inebria. Um cheiro que penetra os nossos sentidos e nos faz sentir a beleza do mar mesmo quando não o vemos. Um cheiro a ilhas. A ninfas e a sereias. Um cheiro que nos invade até ao limite dos nossos sentidos. Cheira a odes marítimas e a Sandokan. Adivinham-se piratas e corsários, navegadores e Mostrengos. Para testar no nosso imaginário todos os Cabos da Boa Esperança que desejamos para nós e para os nossos.
Porque esse cheiro existe em Peniche e permanece em nós para além do seu aroma, é impensável a quem o sentiu, perdê-lo. Quem daqui sai numa diáspora mais ou menos prolongada, regressa ao Quebrado e ao seu cheiro de Mar e de Limos, sem o que o regresso a casa não se cumpre. Os dias do cheiro a mar de Peniche de Cima são o meu CHANEL Nº 5, que transportarei comigo para onde quer que vá.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Penitencio-me eu que julgava acreditar nos anonimos e nao anonimos que generosamente subscrevem os seus comentarios nos vossos - alguns nao sao meus - , blogos em que o odor suave do perfume de marca Esip leva a palma de ouro na opiniao de tantos apreciadores de perfumes inibriantes , fico propexo com o sue comentario , Senhor Professor .