quarta-feira, março 06, 2013

A MATEMÁTICA
No último sábado passei pela Feira de Velharias e os meus olhos bateram num “Caderno de Matemática” do 1º Ano do Ciclo Preparatório. Na circunstância este caderno era utilizado Escola Técnica Elementar Manuel da Maia no ano lectivo de 1964/1965, onde muitos anos depois eu viria a ser professor efectivo.
A grande curiosidade está nos saberes necessários nessa época para os alunos do ciclo preparatório. Depois disso sucederam-se as reformas que nunca foram devidamente testadas. Em 1964/65 uma minoria de alunos (os das famílias médias alta e média)  tinham acesso ao Ensino Liceal e aqueles que pertenciam às classes média-baixa ou que dispunham de caridosas bolsas de estudo frequentavam as Escolas Técnicas.

Nestas últimas os saberes eram mais práticos pois os alunos que lhes estavam associados iriam ser os empregados de escritório ou os técnicos serralheiros necessários à incipiente industrialização do país.

Anexo 3 imagens destes cadernos que poderão dar uma pálida ideia do que era na altura o ciclo preparatório, actual 5º ano de escolaridade.



 

Sem comentários: