terça-feira, março 05, 2013


MURALHA DE PENICHE DEGRADADA E SEM VERBAS PARA OBRAS

MONUMENTO

A muralha que circunda a cidade de Peniche, classificada como monumento nacional, está degradada e a necessitar de uma intervenção que evite eventuais derrocadas, alertou ontem o presidente da Câmara, António José Correia.

Um relatório da autarquia, datado de 22 de janeiro, refere que se verificam "deslocações de blocos motivadas pela ação agressiva do mar", que têm vindo a abrir buracos na muralha, e que colocam em risco "a estabilidade do conjunto" da muralha. O relatório aponta para a necessidade "urgente" de uma intervenção com vista a recolocar os blocos em falta e preencher as juntas para não agravar mais a situação.

António José Correia adiantou que dois técnicos da Direção-Geral do Património deslocaram-se ao local para ver o estado da muralha, mas, "apesar de terem elaborado um relatório, não existem verbas para programar o início das obras". O município está disponível para lançar concurso e avançar com as obras para repor a segurança da estrutura, desde que o Governo transfira as verbas necessárias.

in "Diário de Notícias"

Sem comentários: