terça-feira, julho 29, 2014

MATEMÁTICA
Tive algum receio com este título do post. Esta palavra por múltiplas razões tornou-se um palavrão que afasta mais a atenção das pessoas que uma obscenidade.
As razões disto ser assim são múltiplas e têm-se somado ao longo dos tempos. Não sou um especialista, mas sou um observador atento desta realidade. Ao longo de um percurso nas escolas de mais de 60 anos (estou a incluir aqui os anos em que fui aluno), fui retirando as minhas conclusões mais a nível de sensibilidade do que por parâmetros científicos devidamente avaliados. Atrevo-me portanto a dizer do saber de experiência feito que os principais cultivadores do ódio que as crianças, jovens e adultos nutrem por essa matéria são os professores dessa disciplina. Desde logo por considerarem que quanto mais obscuros forem os caminhos para trilhar na matéria, mais elitista se torna a disciplina e mais importante é o papel dos seus mestres.

Recordo com saudades Bento de Jesus Caraça entre outros, que fazia da matemática uma área da actividade humana tão acessível quanto o riso e respirar. Mas estas são as excepções. O usual é o professor de Matemática surgir como um ser tétrico e vampiresco.

Deixa-me por isso perplexo que tendo havido eleições na Sociedade Portuguesa de Matemática o Presidente eleito tenha afirmado que promete para o biénio 2014/2016 dar continuidade às diversas actividades que a SPM tem vindo a desenvolver nos últimos anos.
A esperança de melhores dias não mora aqui. 

Sem comentários: