sábado, março 22, 2008

A MINHA OPINIÃO
Nestes últimos dois dias temos sido bombardeados, nos Jornais, nas TVs, nas rádios, com um filme feito por alunos de uma turma de uma escola do Porto, sobre uma luta dentro de uma sala de aula entre uma professora (?) e uma aluna, que disputavam um telemóvel.
O filme que dura uns quantos minutos, é o relato de uma cena eventualmente chocante para a maioria dos cidadãos, que têm passado o tempo o assobiar para o lado como se o que se passasse nas escolas, só muito transversalmente lhes dissesse respeito.
Começo por afirmar que a atitude da aluna é merecedora de uma sanção exemplar. Em seguida penso que os restantes alunos da turma envolvidos num desejo mais ou menos macabro de entrarem para as galerias dos cinemas, terão de ser igualmente punidos por serem co-responsáveis. Em graduações diferenciadas, mas de forma a aprenderem para o resto das suas vidas o que quer dizer SOLIDARIEDADE e RESPONSABILIDADE.
Mas, ao contrário do que tenho visto afirmado por aí, há uma pessoa que não pode ficar impune nesta situação. È a pessoa que dizem ser a professora.
Que pessoa é aquela que depois de tudo aquilo ter acontecido, não sente nem vontade nem necessidade, de relatar por escrito aos seus superiores hierárquicos um acontecimento daquela natureza?
Que pessoa é aquela que tem por missão ser um pedagogo que não sabe controlar os seus alunos?
Que pessoa é aquela que não sabe ver quando os limites do razoável são excedidos, que já não é solução desenvolver uma batalha campal com um jovem que por não ter valores não percebe o que se está a passar, mas antes ser ele a deixar o campo ao jovem para recomeçar do zero até o fazer assumir a natureza da sua culpa.
Que formação tem esta pessoa que não sabe comportar-se com a cabeça fria perante um facto que a arrastar-se, só pode ter consequências dolosas para todos?
Se os alunos têm de ser culpabilizados perante os seus erros, os professores têm de ser confrontados com as consequências da sua incompetência, pedagógico-didáctica. E no entanto não vi ninguém referir que todas as pessoas que participaram naquele filme, merecem nota negativa pelo seu desempenho.
- Se ainda não perceberam muito bem, é por estas e por outras QUE OS PROFESSORES NÃO QUEREM SER AVALIADOS. Quando eu fiz estágio se tivesse tido um desempenho destes, nunca teria chegado a professor. Como irá ser avaliada esta pessoa que vimos neste filme?
PS: - O que os políticos disserem sobre esta matéria, é irrelevante. È só para fazer chicana. Não é com o objectivo de ver para além da árvore.

2 comentários:

Unknown disse...

Epá, não me digas que não achaste engraçado, quando o CDS-PP exigiu a presença da Ministra da Educação no Parlamento, para dar explicações acerca deste caso...
AHAHAHAHHAHAHAHAHAH
É com cada uma...

António disse...

Pois é, concordo com penas para TODOS!

Quanto à atitude da professora eu diria que a nossa Natália já a tinha definido na postagem anterior:
"Dão-nos um bolo que é a história
da nossa história sem enredo
e não nos soa na memória
outra palavra que o medo".

Quanto à avaliação dos professores
"...
mas não nos dão o animal
que espeta os cornos no destino"

P.S. - Por lapso coloquei este comentário no local errado. Era aqui que ele deveria estar!