terça-feira, março 17, 2009

ACONTECIMENTOS TRÁGICOS…
que os média de forma intensa têm divulgado, dão-nos conta de acidentes e mortes ocorridas com crianças, quando entregues à guarda de seus pais. Psicólogos, psiquiatras e diversos técnicos que têm sido convidados a pronunciarem-se sobre estes factos, têm procurado fazer atenuar e compreender a situação dolorosa em que vive a família após o que aconteceu. Vão mais longe e propõem acompanhamento psicológico, a bem de uma futura estabilidade emocional. Com tudo isto não posso estar mais de acordo.
O que não compreendo é porque quando estas coisas acontecem quando as crianças estão à guarda de professores ou de técnicos de educação, como cães a ossos toda a gente se atira a eles tratando-os como criminosos. E se aparecem as inevitáveis televisões a apontarem as câmaras para vizinhos, primos ou amigos dos pais ou das crianças, a troco de um minuto de celebridade, vociferam impropérios, vomitam acusações, apontam-lhes o dedo como se fossem os promotores de tudo quanto está errado.
Eu gostaria de ver ex-Bastonários a dizerem que em território judicial as pessoas a quem isso aconteceu já são penalizados o suficiente com a dor do acontecido.
Porque é que se é pai à partida somos negligentes, e se for professor somos logo criminosos? Porque existem à dois pesos e duas medidas? Tenho dificuldade em compreender isto. Como tantas outras coisas.

Sem comentários: