sexta-feira, março 13, 2009

SOMOS PEQUENINOS…
não há nada a fazer. Gerações vão ter de passar com outro grau de desenvolvimento e outras capacidades para nos tornarmos maiores. Acredito que isso vai acontecer mas ainda vamos ter que comer o pão que o diabo amassou.
Vem isto ainda a propósito do Carnaval. Somos o mais pequeno concelho do Distrito de Leiria. Somos um dos mais pequenos do país. Quando abrimos os braços estamos com as pontas dos dedos da mão esquerda em Óbidos e a ponta dos dedos da mão direita na Lourinhã. O que de facto nos potencializa e nos torna grandes em termos físicos é o mar.
Depois só podemos orgulharmo-nos se criativa e intelectualmente formos capazes de fazer bem e com dignidade.
Repito o que tenho dito: - O que faz do Carnaval de Peniche, algo de diferente e melhor são as referências às suas idiossincrasias e às particularidades do seu povo. E tudo isto de forma aleatória e sem “brasileirismos” ou sem “cópias” mais ou menos bem feitas do que se vai fazendo lá por fora. Agora com a nossa dimensão termos dois corsos um em Peniche e outro na Atouguia, não lembrava a ninguém.
Isto é tornamos mais pobre o que já não pode ser tão nobre quanto aquilo a que aspiraríamos. Não podemos ser Torres Vedras, nem Ovar, nem Mealhada, nem Loulé. Esses têm os anos de mobilização e as capacidades financeiras a que não podemos já aspirar. Mas fazermos de nós mais miseráveis dividindo-nos, essa é que não lembrava a ninguém de bom senso. E depois, o que torna tudo mais grave, é que ninguém com dois dedos de testa, faz ver que esta não é forma de crescimento. Ainda por cima trata-se de ano de eleições. E contrariar os Atouguienses pode fazer perder eleições.
Santa triteza!

Sem comentários: