sábado, março 07, 2009

NA PRÉ-HISTÓRIA (QUANDO NÃO HAVIAM MAILS E TELEMÓVEIS)

CARTA DA FILHA

Querida Mãe, querido Pai:
Desde sai de casa e vim para a Universidade tenho sido descuidada a escrever. Agora vou por as novidades em dia, mas primeiro aconselho-vos a sentarem-se. Não devem ler mais sem estar sentados. Vocês estão bem? Eu agora já estou melhor. Já estou curada da fractura exposta que sofri quando saltei pela janela do dormitório quando houve aquele incêndio. Apenas fiquei duas semanas no hospital. Já consigo ver bem e apenas tenho aquelas horríveis dores de cabeça uma vez por dia. Felizmente, o fogo no dormitório, e o meu salto, foram testemunhados pelo empregado da bomba de gasolina; foi ele que chamou os bombeiros e a ambulância. Ele visitou-me varias vezes no hospital, e como o dormitório tinha ardido e eu não tinha onde ficar, ele foi bastante simpático e convidou-me para ir para o apartamento dele. Na verdade trata-se de um pequeno quarto numa cave, mas é engraçado. Ele é um rapaz excelente. Estamos apaixonados e queremos casar. Não sabemos bem quando queremos casar, mas será antes de se notar que eu estou grávida. Sim, querido pai e querida mãe. Eu estou grávida! Sei quanto desejavam ser avós e sei que vão aceitar e receber esta criança com o mesmo afecto e amor com que me receberam quando eu nasci. O motivo do atraso do nosso casamento é que o meu namorado tem uma pequena infecção que foi detectada nas análises de sangue; eu fui um pouco descuidada e também apanhei esta infecção. Tenho a certeza que o vão receber de braços abertos. Ele é simpático, e apesar de não ter estudos, é ambicioso. Mesmo sendo de uma raça e de religião diferente da nossa, tenho a certeza que a tolerância que sempre expressaram vos ajudará a compreendê-lo. Agora que vos contei todas as novidades, devo dizer que não houve incêndio no dormitório, não tive uma fractura exposta, não estive no hospital, não estou grávida, não vou casar, não tenho nenhuma infecção e não há nenhum rapaz na minha vida. No entanto, tive um 2 em História, um 1 em Geografia, um 3 em Literatura e um 0 em Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Gostava que compreendessem estas notas em termos comparativos e sob uma perspectiva mais vasta!
A vossa filha que vos ama.

CARTA DO PAI
Minha querida filha:
Lamento informar-te que a tua mãe fugiu com o jardineiro. Fiquei sem o meu emprego de director naquela grande empresa que sempre odiaste, porque me impedia de estar contigo mais tempo e de ver as tuas actividades na escola. Tenho a certeza que isto te dará muita alegria. Infelizmente, como não conseguia pagar as prestações da casa, fomos despejados. Todas as tuas coisas que tinhas cá em casa foram postas na rua; tens 24 horas para vir cá buscar isto antes que os serviços municipais levem tudo. A tua cadelinha, a Fifi, foi atropelada por uma betoneira; talvez ainda consigas embalsamá-la. Já agora, deves ficar a saber que, porque me encontro desempregado não posso continuar a mandar os cheques para pagar os teus estudos e alojamento no dormitório (que graças a Deus não ardeu). Talvez consigas subir as tuas notas enquanto viveres nalgum parque de campismo. Outra coisa: a tua mãe, a Fifi, a casa e o emprego ainda cá estão. Mas os cheques já não serão enviados. Com certeza que isso não te incomodará pois saberás compreender isto em termos comparativos e sob uma perspectiva mais vasta!
O teu pai que te ama.

Sem comentários: