terça-feira, abril 20, 2010

AS COISAS QUE A GENTE IMAGINA…
Já aqui por duas ou três vezes deixei clara a minha desconfiança sobre o jornal “Público” e os seus propósitos. Para mim tornou-se por demais evidente a sua sanha persecutória em relação aos Governos Sócrates no período em que José Manuel Fernandes desempenhou as funções de Director.
Não me incomoda nada que um jornal tenha afinidades com uma determinada corrente ideológica, ou com um qualquer Partido político. Acho até muito bem. Quem quer compra e lê. Quem não quer que ponha à parte. Eu próprio sou abertamente a favor de uma imprensa comprometida. Mas que não se esconda atrás de uma pretensa independência com o rabo de fora.
JMF foi alvo a certa altura de uma denúncia de comprometimento com o PSD (logo desmentida pelo próprio) na altura da última campanha eleitoral. Mas o que foi desmentido na altura começa agora a tomar forma de realidade. No último fim-de-semana Pacheco Pereira, Paula Teixeira da Cruz, José Manuel Fernandes e Adelino Maltez, foram convidados e participaram numa mesa redonda pela JSD de Leiria. Tudo certo. Convida-se quem quer, aceita quem está de acordo. Mas ligando agora os factos com as parangonas do Público, a gente faz contas e é obrigado a repensar a independência tão apregoada daquele Jornal. Não sou só eu a imaginar coisas como consequência de negócios falhados da Sonae.
As coisas com o tempo acabam por se tornar mais evidentes.
A Bola favorece o Benfica, o Record favorece o Sporting e o Jogo apoia o FCP. Toda a gente sabe. Ao menos no futebol é tudo feito às claras. Como o Diário da Manhã enaltece o Salazar e o Diário de Lisboa e a República são os megafones da oposição ao regime do Estado Novo.
36 anos depois do 25 de Abril não podemos festejar a transparência. Tudo passa pelos grupos económicos e nós na maioria das vezes (distraídos como andamos com as consequências da crise) nem damos por nada. Somos uns parvos.

Sem comentários: