quinta-feira, abril 15, 2010

O FOSSO DAS MURALHAS
Naquele tempo, Jesus foi levado à presença de Pilatos…
Assim é com o fosso das muralhas. Tem andado de Herodes para Pilatos aguardando entre crises uma réstia de esperança. Dizem-me agora que esta semana o Projecto a realizar recebeu o Visto do Tribunal de Contas. Em linguagem de gente significa (?) que as obras podem iniciar-se.
Eu recordo o tempo em que íamos assistir aos jogos do Peniche passando pela Ponte velha e andando ao longo do fosso em direcção ao campo. Em dias de inverno chegávamos a cãs todos lamacentos e ouvíamos as vozes mais ou menos aborrecidas dos nossos pais pelo estado em que trazíamos as roupas e o calçado.
O que quer que vá ali surgir não apaga as memórias do Juncal. A propósito sendo uma obra com alguma dimensão para o nosso meio e que vai interferir com o nosso quotidiano no futuro, talvez não fosse má ideia, publicar uns folhetos com as características da obra, custos e data prevista para a conclusão e uma foto da maqueta, ou não havendo maqueta, um esboço do que ali será executado ao longo de todo o fosso.
E prevenir os cidadãos sobre as interferências previstas no decurso da obra. Os que os Deuses protegerem dirão depois de sua justiça sobre os encantos de uma cidade renovada.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Alguem se lembrou de perguntar a quem de direito se ha a certeza de que aquela obra ficara desinfectada para que as suas aguas possam de facto servirem as pessoas sem causarem doencas de pele ? ou outras ? No caso dos sitios que serviram de posto de abastecimento , estacoes de servico, tem um prazo de dez anos ou mais sem poderem ser usados para fins habitacionais ou de recreio.
Naquela fossa foram despejados detritos de diversas actividade perigosas de todas as qualidades que ao longo de seculos contaminaram aquelas lamas e muralhas . Ja' nao estarei ca' para ver mas na minha opiniao os utilizadores daquele espaco terao razao de exporem a quem de direito todas as duvidas , "a quem de direito " . Que venham as respostas.
E' caso para meditar, e terem
respostas.

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o Porto de Pesca , Salvem o Hospital que parece que ja esta' salvo, Salvem Peniche, Reparem a ETAR e Sereis Salvos