sexta-feira, abril 23, 2010

ATÉ À PRÓXIMA 25 DE ABRIL
Li e reli o Programa das “ditas” comemorações do 25 de Abril. Com um tão vasto leque de actividades é verdadeiramente espantoso (logo digno de destaque) que não se veja uma só participação de Escolas do Concelho. Não há pura e simplesmente “nadica de nada”. E não se diga que é por aquela data se verificar a um domingo. Vejo múltiplas actividades entre 1 e 30 de Abril, logo podia ser perfeitamente num dia de semana. Se calhar a História Contemporânea não faz parte dos Programas Pedagógicos. Mas Peniche e o seu Concelho por razões que lhe são alheias (a existência de uma prisão política), faz inevitavelmente parte desse Património Histórico.
Ou os professores chegaram à conclusão que recordar não vale a pena. Que não existe nada no 25 de Abril (nem no que está a montante ou a jusante) que mereça a pena o tempo que se iria gastar com isso.
Ou que o 25 de Abril, tal como o 5 de Outubro são passado sem interesse e sem glória. Porque é que as coisas são assim? Porque é que o 25 de Abril se vai varrer da memória dos portugueses, tal como já aconteceu com outras datas da nossa História? Este é um prenúncio claro dessa razão. As crianças não são motivadas, logo não se interessam. E as crianças são os futuros adolescentes, jovens depois e Homens do futuro.
Espera-nos um país sem memórias. E se isso é bom para os políticos que aspiram ao poder, a breve trecho vai tornar-se um pesadelo.
O que resta hoje da Utopia? Uma Justiça desacreditada. Professores cowboys na rua aos gritos e vituperando os órgãos de soberania como se fossem marginais, o Desporto é uma selva, os negócios são objecto de tráfico de influências que atingem tudo e todos, o Jornalismo tornou-se uma prostituta devassa ao sabor dos chulos que o dominam.
O que há pois para recordar?
Continuo e pensar que mereceu a pena 1383. E que merece a pena ler o Fernando Pessoa e ouvir a Amália.
Para quem acredita que este país tem futuro e que esse Futuro limpo de gente esquisita, será mesmo para todos (embora mais para uns que para outros), deixo um link que merece a pena:
http://www.youtube.com/watch?v=oWUphuQzmrI

1 comentário:

Unknown disse...

Professor José Maria
Estou a tratá-lo assim porque guardo de si uma imagem de um excelente professor de Físico-Química (1974 e já passaram 36 anos). Não percebo um certo desprezo que parece ter pela (nossa) profissão, numa altura em que as coisas não são mais fáceis e o empenho dos professores é grande. Se falar com professores e "estudar" um pouco a escola de hoje talvez deixe de fazer certos comentários. É fácil colocar-se ao lado da MLR...ela agora até está num "paraíso". Respeito a sua irreverência, mas considero que tem sido muito injusto, especialmente para os que estão a iniciar uma nobre profissão. Gostaria de recordá-lo como um mestre que dava o melhor de si para motivar os alunos e não como um crítico à boleia de alguns senhores que nunca estiveram em frente de uma turma. Alguns nem os filhos souberam educar, mas opinam com detentores da verdade...
Um abraço
Francisco Félix