segunda-feira, abril 12, 2010

EM DEFESA DA LÍNGUA MATERNA
Uma das coisas que mais têm perturbado a Maria nas suas deambulações por Espanha, tem sido a defesa intransigente que é feita do Castelhano e/ou das línguas regionais.
Não se fala nem se ouve falar Inglês ou qualquer outra língua. E ninguém se esforça por entender quem na linguarejar no mínimo em Castelhano.
À noite, quando descansa em casa e pretende ver um pouco de TV não se ouve falar se não em castelhano. E digamos que ouvir o Dr. House ou o Leonardo di Caprio a falar espanhol, não é aquilo que mais se receite para uma boa digestão.
É o oposto do que se passa por cá. Alguns parecem mesmo ter vergonha da língua portuguesa. A não ser o Pinto da Costa e o Luís Filipe Vieira figuras de renome afastam-se da Língua Materna como se tivesse pulgas.
Nem um posição, nem outra colhem a minha simpatia. Apesar de tudo prefiro as legendas com os diálogos na língua de origem, do que a voz do Marco Paulo a substituir o Frank Sinatra num dos seus filmes.
Felizmente a Internet permite ouvir/sentir de maneira diferente. Valha-nos o S. Bill Gates.

1 comentário:

jsaldanha disse...

Também há um programa, penso que na RTP1, ou RTPN, em que o Diogo Infante nos vai ensinando a não esquecer o " Falar português!