quinta-feira, junho 16, 2011

COPIAR
Os noticiários das rádios, TVs e alguns jornais abrem as suas primeiras páginas com o “copianço” dos candidatos a juízes num teste que realizaram no CEJ(Centro de Estudos Judiciários).
Para mim mais importante que este facto é eu ser levado a pensar em quantos testes terão copiado sem que se saiba. Ou se os que já são juízes são por mérito e sabedoria próprias ou porque são trapaceiros? Será porque é fraudulenta a sua formação que os cidadãos cada vez mais sentem que a justiça não funciona?
Mais grave que isto é ainda eu pensar em todos aqueles que são juízes por mérito próprio e que agora se vêm arrastados para este lodaçal porque uns quantos aldrabões e incompetentes deram visibilidade a um fenómeno que quero crer é perfeitamente singular.
Mas mais grave ainda que tudo é essa coisa a que chamam “Sindicato dos Juízes” vir minimizar o facto sem uma nota de reprovação pelo acto, nem a exigência de que os aldrabões sejam afastados definitivamente da possibilidade de chegarem a Juízes. Não foi este mesmo Sindicato que se fartou de espalhar moral e bons costumes quando se tratava de analisar os actos do Governo cessante? Afinal este sindicato só o é para certos fins menos claros. Estamos conversados.
Existem países em que a prática de copiar está auto-banida por cada um dos prestadores de provas. Não porque não apeteça. Não por receio dos examinadores. Mas porque cada um sabe que a sua fraude pode por em causa a progressão legítima de outros melhores que ele próprio.
Nós próprios quando éramos professores testámos com os nossos alunos de algumas turmas esses procedimentos com resultados excelentes. Isto é, são as pessoas que se constroem.
Mas são pessoas com um sentimento cívico de cumprimento dos seus deveres perante os outros. Como desejar futuros juízes copiadores na (re)construção deste país?

Sem comentários: