segunda-feira, junho 06, 2011

CUMPRIU-SE O FADO
Os resultados eleitorais são o que esperávamos e o que pedimos a Deus Nosso Senhor. Esperávamos ver o PS perder e perdeu. Foi isso que semeou. Tudo se conjugou para o PSD ganhar e ganhou. Foi levado ao colo e não desaproveitou o Fado.
Deixo aqui umas quantas breves reflexões sobre Peniche.
Aqui, a abstenção fixou-se perto dos 50% e não descola. Peniche pertence ao Distrito de Leiria. Que em 2009 se encontrava ainda divido entre esquerda e direita e que agora virou de novo à direita. O PS descambou definitivamente. Dividido entre o Big Brother e as forças mais conservadores que deambulam pelo PS, condenou-se perante os eleitores que para votar à Direita preferiram o PSD e o CDS para as suas cruzinhas. O BE que fez uma gracinha em 2009 capitalizando o descontentamento entre a classe média e em particular entre os professores, descambou de todo. O BE no Distrito de Leiria o BE era um ídolo de pés de barro.
No meu concelho (em Peniche), as forças políticas inverteram-se completamente nos seus resultados. O PS passou de 33,49% em 2009 a 24.84% em 2011. E o PSD que em 2009 tinha 26,12%, consegue agora 38,07%.
O PS no meu Distrito e em particular na minha terra, tem sido arrastado para resultados cada vez piores. Isto merecia ser analisado e os responsáveis por este descalabro deveriam ser chamados a explicar a sua estratégia que tão nefasta tem sido.
Às tantas os responsáveis ainda serão o Henrique Neto e os que como ele se têm batido por um PS de esquerda em oposição a este anacronismo que tem servido de suporte por esse país fora a uns quantos caciques locais.

Nota Importante: Pela primeira vez após o 25 de Abril o CDS consegue mais votantes no Concelho de Peniche que a CDU. Espero sinceramente que este seja um facto anómalo e ocasional. Merece no entanto ser reflectido. Não basta dizer que este resultado terá que ver com o desencanto das pessoas numa certa esquerda representada pelo PS local. Afinal de contas o PCP é a detentora do executivo local e isso deveria representar qualquer coisa. Merece perceber em que secções de voto e em que Freguesias se verificou essa subida do CDS e onde a CDU baixou a sua votação. Meter a cabeça na areia não vai livrar o PCP de novos desaires eleitorais. A votação no BE também não serve de desculpa porque esses baixaram de 2009 para agora, de 9,85% para 6,04%. Percebam e corrijam.

1 comentário:

Bento Gonçalves disse...

Grande leitura dos resultados! Só lhe falta dizer que 16 deputados é menos que 15 deputados! Começo a desconfiar que esse anti-comunismo primário terá pouco que ver com ideologias, e mais que ver com outras razões, algo patológico!