quarta-feira, junho 22, 2011

EU SOU ASSUNÇÃO ESTEVES
Ontem reconciliei-me com a política. Ao ouvir a Presidente da Assembleia da República. O seu discurso de tomada de posse deveria ser oferecido pela Secretaria-Geral da AR a todas as Escolas do País, a fim de ser lido e discutido nas aulas de Português.
A minha Presidente da AR ilustrou de forma linda porque merece a pena ser livre e porque razão os eleitores podem e devem esperar coisas boas dos seus deputados. Dir-me-ão que Assunção Esteves é um caso isolado. E eu respondo que alguma coisa já aconteceu. E foi tão inequívoca essa demonstração pura e límpida do que é a Democracia, que todos os partidos representados se sentiram “obrigados” a aplaudir essa afirmação. Após um período conturbado da vida política portuguesa e vivendo nós uma crise económica sem precedentes, a Presidente eleita na sua primeira intervenção consegue um consenso da nossa mais alta instância do Estado. O brilhantismo da sua intervenção não ofusca outros grandes Presidentes da AR que já passaram por lá. Completa-os e justifica-os. Mas ficará para a nossa História colectiva como um dos seus momentos mais altos.
Desafio os movimentos cívicos que agora pululam a lerem esse discurso. E a pedirem o apoio da Presidente da AR na conjugação de esforços visando a construção de um Portugal melhor.
Repito, o discurso que ontem foi feito por Assunção Esteves na sua tomada de posse tem de ser lido e estudado pelos nossos jovens visando a sua formação cívica. Porque a politica assim vista merece a pena.

Sem comentários: