quarta-feira, junho 29, 2011

SEGURO & ASSIS:
- QUEM TEM FARELOS?
Os dois mentem e sabem que mentem. Quando dizem que querem abrir o seu partido à sociedade em geral. Já Guterres o afirmou. Sócrates ensaiou. E estes agora dizem querer implementar. Ambos sabem que isso não é possível. Sabem que os jogos Federativos e Concelhios não o permitem.
Ambos evocam o apoio de Presidentes de Câmara e de Federações como um sinal da sua implementação no terreno. Mas ambos sabem que esse é o pior dos apoios que podem evocar, porque se baseia no caciquismo mais retrógrado herdado do salazarismo.
Ambos sabem que logo nas bases existe o mais pesado dos dilemas com que se batem os partidos. O direito consuetudinário a exercer influência pelo peso dos anos nos Partidos e pela influência económica que podem exercer.
Julgo aliás que o PS (e não só) deveria fazer uma adenda aos seus estatutos. Tornava-o mais verdadeiro. Adir que o número de votos de cada votante deverá ser em função dos seus anos como militante. Como nos clubes de futebol.
Seguro & Assis quais escudeiros em decadência procuram a sua côdea de pão que repartirão (?) com quem os apoiar. Não interessa que pensem. Importa que votem neles. Cães e gatos vão ladrando e miando o tempo todo mas isso pouco lhes importa. Interessa receber a chave da porta do Largo do rato e poder finalmente mitigar a sua fome de protagonismo. Não falam do que pensam. Ninguém votaria neles. Falam aos ouvidos que os ouvem das coisas que dá prazer a quem ouve. Tiveram tudo na mão e tudo desprezaram. Calaram-se e assentiram. Com o resto do pudor que lhes sobeja ainda, não se atrevem a falar do amo que serviram. Embora rosnem como os cães à sua passagem.
- Quem tem farelos?

Sem comentários: