sexta-feira, junho 24, 2011

UMA QUESTÃO DE SENSIBILIDADE
Falo de sentir o Outro como pessoa próxima e nos sentirmos solidários. Não falo de caridade nem de aparecer como o que dá. Quem acredita no Outro não precisa de ter cara, nem ser visível.
É um facto que existem situações em que não se pode fugir à exposição pública. Por exemplo quem desempenha funções locais ou regionais no âmbito do apoio e da solidariedade social. Em épocas ditas de crise, como aquela em que vivemos, isso torna-se notoriamente mais evidente. Então essas pessoas que trabalham institucionalmente tornam-se mais visíveis. E as suas atitudes marcam não só a sua acção, como as dos grupos ou instituições que representam.
Pautar as suas decisões por razões humanitárias, ou por juízos fundamentados é o que se espera de quem pode decidir a quem apoiar e de que maneira e se em detrimento de outrem. Infelizmente acontece por vezes as decisões serem tomadas por ódios antigos, animosidades pessoais sem sentido, juízos de valor baseados na fé, cor política ou desenquadramento social.
Geram-se então cadeias de incompreensões conducentes ao afastamento progressivo dos mais miseráveis da relação humana.
São sempre os mais desfavorecidos de entre os pobres quem deixa de acreditar e de confiar. Por isso é obrigatório não perder a sensibilidade e emocionar-se. Mesmo no desempenho de funções que tendem a vulgarizar a dor e a desgraça alheia.
Nunca gostei da institucionalização das funções de solidariedade. Tendem a mecanizar-se e a tornarem-se frias e sem sentido de proximidade. Conheci técnicos de solidariedade social que mais parecem vendedores de banha da cobra. Médicos que parecem vendedores de pastilhas elástica. Enfermeiros que parecem aplicadores de carimbos.
Como conheci outros nessas mesmas funções que fazem do sofrimento alheio uma lição de vida para merecer a pena lutar e ganhar a luta. Saber como cada um de nós interage com o Outro que por esta ou por aquela razão se encontra fragilizado é necessário. Para podermos viver em paz com nós mesmos.

Sem comentários: