terça-feira, abril 24, 2012

25 DE ABRIL – NEM SEMPRE…NEM NUNCA!

Por quantos anos mais resistirá a celebração do 25 de Abril? A independência de Portugal resistiu 372 anos. A implantação de um regime democrático republicano e laico resistiu 102 anos.
A comemoração de uma festa corporativa (como hoje é entendida pelo poder político em exercício), não faz sentido estender-se por muito mais tempo.
Entre a celebração parcial, católica e fetichista de 8 de Dezembro ou do 15 de Agosto e a independência de Portugal não há qualquer dúvida. Opte-se pelos valores dogmáticos de uma qualquer confissão de fé e abdiquem-se dos princípios de identidade e unidade pátria.
Pelo menos não andamos a enganar ninguém. Damos às coisas o seu justo valor. Pode ser que um qualquer dia, outro governo, outra gente, outros interesses, retomem princípios que ajudaram a cimentar esta alma lusitana. No ano do Fado como Património Imaterial da Humanidade, damos um exemplo doentio do que de pior existe em nós.
Por mim deixarei de celebrar o 25 de Abril enquanto não for reposto o ideário do 1º de Dezembro e o de 5 de Outubro.
PS: Por irem faltar às comemorações algumas figuras entre as quais a Associação 25 de Abril, julgo que a maioria que suporta, engole e defeca o actual Governo, bem poderia convidar a Troika em sua substituição.

Sem comentários: