quinta-feira, abril 12, 2012

FERREIRA FERNANDES

Sou leitor assíduo de jornais desde os idos de 50 do século passado. Apesar de ser computodependente, nada como o toque no papel de jornal para me dar um dia mais preenchido. Por casa dos meus avós, dos meus pais e pelas minhas deambulações, passaram o século, a república, o diário popular, o diário de lisboa, a capital e o público e alguns outros que a maldita memória não me permite recordar.
Mas estes foram fundamentalmente os que mais me marcaram e ajudaram ao meu crescimento como pessoa. Refiro-me aos jornais já desaparecidos. E apesar de estar lá um que “ainda” não desapareceu de todo para mim está morto e acabado em relação ao que ele foi no acordar de um jornalismo que mexia com a gente.
Quanto a jornalistas não quero ser injusto, mas assim de repente há dois ou três nomes que me vêm à memória. O Urbano Carrasco e as suas reportagens. O Ruella Ramos. O Norberto Lopes. Depois existem os colunistas e os jornalistas de opinião. Ler num jornal vale para mim mais que tudo o que posso “sacar” nas TVs. Gosto de ver coisas escritas. São um compromisso firmado que une quem escreve e quem lê. Daí o meu nojo pelos anónimos.
Mas estou a afastar-me do que queria hoje trazer aqui:
Quando um jornal morre e tenho de escolher outro, é para mim uma adoção sempre complicada. Repesquei das minhas memórias de casa do meu avô o “DN” e passei a comprá-lo diariamente há cerca de 4 anos. No DN já alguns escribas faziam parte do meu estar. Refiro-me entre outros ao Batista Bastos. Mas descobri a certa altura o Ferreira Fernandes. Um jornalista de grande sensatez, com uma capacidade de síntese que invejo e que toca sempre no essencial, sem permitir que a árvore lhe oculte a visão da floresta.
De tal maneira que quando compro o DN, vou à última página leio a sua coluna, dobro o jornal e vou aonde tenho de ir, deixando o “grosso” das notícias para a macieza do meu escritório.
Espero bem que o Diário de Notícias se vá aguentando à bronca nos maus tempos que correm. Estou a ficar sem forças para procurar outro jornal. Obrigado FF

Sem comentários: