quinta-feira, abril 05, 2012

ALGUNS MESES DEPOIS…

Há cerca de 2 anos o país embandeirou em arco. Não porque tivesse tido êxitos que o colocassem no TOP das nações que melhor qualidade de vida oferecia aos que nele viviam. Mas porque manifestações de professores nunca vistas antes tinham colocado em causa a Ministra e a política governativa para a Educação do Governo PS.
O PCP, a FRENPROF, o gestor das greves de professores que acumula funções no Comité Central com as de Presidente da meia dúzia que ainda paga cotas ao Sindicato, tinham conseguido o óbvio. Fazer com que entrasse no circuito da modernidade a contestação a toda e qualquer mudança no bem-bom em que durante anos os profs se tinham acomodado. Conseguido o apoio de alguma média de culto entre a classe como o “Público”, o “Expresso”, a “SIC” e a “TVI” com algum noticiário escuso nos intervalos dos crimes do “Correio da Manhã”, foi relativamente dar o pontapé final em toda uma política que pretendia dar mais dignidade ao papel do professor na sociedade. Opinião minha, claro.
Um pouco mais de 2 anos passados:

- Os professores passam a fazer exames de admissão à profissão

- Nunca tantos ficaram no desemprego

- Nunca tão poucos foram admitidos

- Os exames dos alunos passam a ser determinantes para o reconhecimento do trabalho do professor

- Foram desmanteladas as disciplinas de carácter psicomotor e cívico

- As faltas dos professores (mesmo por doença) passam a ser consideradas na sua avaliação

- Os professores (porque se trata de uma profissão NÃO fundamental para o país) perderam 2 meses de vencimento e viram acontecer a redução dos seus salários mensais

- A sua promoção na carreira passou a acontecer com elementos aleatórios a serem determinantes

- Deixaram de ser os professores a terem influência determinante na construção dos Projetos Educativos

- As escolas passaram de novo a ser consideradas “material descartável” em matéria de prioridades

Dois anos e mais qualquer coisa depois, o “bigodaças” deixou de refilar. A FRENPROF parece ter entrado em hibernação. Os jornais de referência já não se preocupam com o tipo de formação que se está a desenvolver de Norte a Sul do País. O PCP e os seus parceiros de contestação do antigamente, parecem estar só preocupados se as escolas estão com demasiado conforto.
E eu aqui no meu refúgio vou dando as minhas gargalhadas de desprezo sobre a incapacidade crítica daqueles a quem cumpriria um desenvolvimento cognitivo do mais alto grau.

Sem comentários: