segunda-feira, maio 21, 2012

ÊXITO

Ontem à noite entre outros programas de televisão, destaco um em que eram atribuídos prémios a pessoas das diferentes áreas do espectáculo que se teriam distinguido no ano passado, segundo os padrões de um júri escolhido por uma determinada empresa que trabalha nesse campo.
É óbvio que a generalidade dos vencedores são figuras de primeira página daquele grupo empresarial. Como prova de exaltação final a figura de excelência escolhida foi o proprietário da empresa, donde se conclui da isenção deste tipo de escolhas e prémios.
Mas o que mais me perturbou, foi o facto de alguns premiados não só terem aceite os prémios como na hora de os receberem, fizeram discursos de ofendidos pelo facto de o Governo Português subalternizar a “cultura” nesta época de conjuntura económica desfavorável. Repito. Receberam o prémio e fizeram o discurso de ofendidos, após desfilarem na passadeira do “glamour”. Não recusaram a sua indigitação. Não recusaram o prémio. Passearam-se naquela parola festa de estrelas. E no fim, tarartatara e por aí fora…
De facto a grandeza dos Homens e Mulheres avalia-se para além do óbvio. Ser capaz de ser firme e erecto na hora da bajulação é mais do que é possível para os que se tornam imortais.

Sem comentários: