quinta-feira, maio 24, 2012

ISABEL LEGUÉ UMA PROFESSORA COM BOM SENSO

O DN do dia 25/05/2012 na página 55 traz um notável artigo de opinião que deveria ser de leitura obrigatória a todos quantos trabalham no Ministério da Educação, Ministro incluído. Trata-se de um artigo de opinião escrito pela Professora Isabel Legué, Directora da Escola Secundária com 3º Ciclo EB Rainha D. Amélia. O título do artigo é: “Casamento de conveniência ou desunião de facto” e tem muito mais que ver com Educação e Política do que à primeira vista pode parecer.
Dos Ministros (e sobretudo daqueles que vivem nas grandes cidades afastados da realidade) não espero grandes coisas. Mas também não seria mau que os sindicalistas (ou aqueles que lama em nome da educação) o lessem.
A autora fala de escolas, fala de compreendê-las e de perceber como elas têm de funcionar para poderem gerir conflitualidades sempre latentes e colaborar na organização dos meios e dos métodos para levar a bom porto projectos educativos que façam dos nossos filhos Homens do Futuro, com a cabeça arejada de maneira a poderem fazer opções que os distinguem dos demais animais que habitam este planeta.
Amo a Escola capaz de tornar jovens em seres humanos com capacidades de discernimento. Seres humanos úteis à sociedade e que saibam dizer não quando a sociedade se aproveita dele e os torna descartáveis.
A Professora Isabel Legué fez reviver em mim tudo isto e encher-me de esperança num momento em que parece ser tão difícil falar de escola sem ser por puro oportunismo.

Sem comentários: