quarta-feira, maio 02, 2012

O GRANDE NOJO

Quando ontem escrevi breves linhas neste blog, estava longe de imaginar quanto ele seria premonitório. Há hora a que lhe dei luz do dia, só sabia que cadeias de hipermercados iriam abrir as portas pondo em causa uma das causas mais nobres que percorre transversalmente toda a humanidade. O Direito ao Trabalho e à sua dignificação.
Surpreendentemente uma dessas cadeias desenvolve uma ideia simples ao nível do consumo: - Os trabalhadores e os sindicatos derrotam-se pela barriga.
A ideia já tinha sido testada pelo demónio junto de Cristo nos seus 40 dias de jejum no deserto. Ou pela PIDE quando trocava benefícios com quem abrisse a boca sobre os seus companheiros de luta. Ou por chefes tribais que vendiam o seu povo aos negreiros como carne escrava.
Assistimos então ontem, a consumidores contra consumidores, a consumidores contra trabalhadores, e todos sem excepção não percebendo que estavam a dar o seu contributo para limitar o que de mais digno tem o homem, a sua identidade como ser solidário.
Onde o livre arbítrio melhor atinge os seus objectivos é quando promove a fome, corta o acesso à escola, à Paz e à habitação e depois de forma camuflada consegue fazer com que as famílias lhes agradeçam os restos que eles vendem como se estivessem a praticar caridade cristã. Os milhares de milhões de euros das famílias mais endividadas, esses já vão a caminho da Holanda, onde o senhor Jerónimo Martins encontrou o melhor refúgio para as suas tropelias contra os trabalhadores.
Remeto-vos para Fernando Lopes Graça: ACORDAI!

Sem comentários: