sexta-feira, maio 18, 2012

PENICHE NAS NOTÍCIAS

Peniche: Assinada parceria para promover rendas de bilros no mundo através da joalharia

"Peniche, Portugal 17/05/2012 16:38 (LUSA)
Temas: Moda, Artes (geral), Autoridades locais
Torres Vedras, 17 mai (Lusa) - As rendas de bilros de Peniche vão ser aplicadas em joias, tendo sido hoje estabelecida uma parceria nesse sentido com o objetivo de preservar a arte e encontrar novos mercados para o artesanato local em todo o mundo.
A Câmara de Peniche assinou um protocolo com a Sociedade Ricardo & Ricardos Joalheiros, de Lisboa, segundo o qual durante cinco anos as rendilheiras associadas à Escola das Rendas de Bilros de Peniche vão executar trabalhos para serem aplicados em joias de alta qualidade.
Depois da moda, é intenção da autarquia “continuar a criar condições para promover as rendas e contribuir para que as rendilheiras tenham uma importante fonte de rendimentos, com impacto na economia local, uma vez que as vendas tradicionais de rendas não são suficientes para a sua subsistência”, explicou o vice-presidente da câmara, Jorge Amador.
“Queremos encontrar nichos de mercado que possam valorizar as rendas, pelo rigor, qualidade e perfeição que a sua execução requer, e a joalharia é um deles”, explicou o autarca, adiantando que uma das dez joias em que as rendas de bilros vão ser aplicadas é um colar em ouro com diamantes, designado ‘Coração de Maria’, que custa entre 7.000 a 7.500 euros.
No caso da moda, a aplicação de uma renda de bilros num vestido permite lucros a uma rendilheira entre os 250 a 600 euros, muito acima do valor de mercado de uma renda por si só.
No final de julho, a exposição das dez joias selecionadas para terem aplicações de rendas de bilros vão estar patentes na Mostra Internacional de Artesanato em Peniche, onde vão ser apresentadas ao público.
Câmara e joalheiros estão envolvidos no projeto ‘SER Portugal’, marca e patente registada pela sociedade comercial, tendo em vista a divulgação em feiras nacionais e internacionais de joias tradicionais portuguesas associadas à qualidade e beleza da renda de bilros.
A autarquia garante assim a promoção das rendas no estrangeiro, com a exposição de joias em feiras internacionais como Alemanha, Brasil e Rússia, os mercados potenciais, onde existe poder de compra para as joias.
No âmbito desta parceria, o município de Peniche, responsável pela escola de aprendizagem de rendas de bilros local, assegura o número de rendilheiras necessário para a execução dos trabalhos de aplicação.
Com o objetivo de preservar e valorizar a arte, o município tem vindo também a associar as rendas a várias figuras públicas, a última das quais o humorista Herman José.
A escola de bilros da cidade possui uma centena de rendilheiras a trabalhar e a ensinar a arte a 60 crianças.
FYC."

Peniche: Governo alarga zonas de proteção das aves selvagens nas Berlengas

"Peniche, Portugal 17/05/2012 16:49 (LUSA)
Temas: Ambiente, Conservação, Natureza, Animais, Governo (sistema)
Torres Vedras, 17 mai (Lusa) - O Governo alargou a zona de proteção das aves selvagens nas Berlengas, ao largo de Peniche, numa portaria publicada hoje em Diário da República.
O decreto-lei publicado vem alterar a zona de proteção, de modo a incluir as áreas de alimentação e repouso da cagarra, uma espécie de ave selvagem ali existente.
A alteração, que decorre também de uma diretiva comunitária, tem como objetivo “assegurar a efetiva salvaguarda dos valores naturais em presença”, nomeadamente as áreas de “importância excecional para a conservação das aves selvagens”.
As Berlengas apresentam desde características geológicas únicas, a um relevo escarpado em que são comuns a formação de grutas e fendas terrestres e submarinas.
A sua localização contribui para a produtividade e diversidade de espécies e de habitats marinhos, bem como para uma paisagem única na região.
Nas ilhas nidificam seis espécies de aves marinhas: duas espécies de gaivotas, a cagarra (ou pardela), o corvo marinho, o airo e o roque-de-castro.
O arquipélago das Berlengas foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e tem estatuto de reserva natural desde 1981.
A importância da conservação desta área natural à escala Europeia foi reconhecida em 1997, ao ser classificada como Sítio da Rede Natura 2000 ao abrigo da Diretiva Habitats.
Em 1999 foi classificada como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens ao abrigo da Directiva Aves.
Além destes estatutos, encontra-se ainda classificada pelo Conselho da Europa como Reserva Biogenética.
FYC."

Peniche: Encontrado corpo que Marinha suspeita ser de mergulhador desaparecido há três anos

"Torres Vedras, Portugal 17/05/2012 19:59 (LUSA)
Temas: Acidentes e Desastres, Salvamento / busca
Torres Vedras, 17 mai (Lusa) - A Marinha anunciou hoje ter resgatado o corpo de um mergulhador a três milhas de Peniche, junto ao destroços de um navio inglês, suspeitando de que se possa tratar de um mergulhador desaparecido há três anos.
"Além de estar em mau estado, o corpo estava preso no navio e foi um resgate muito complicado", afirmou à agência Lusa o comandante da Capitania de Peniche, Luís Patrocínio Tomás.
O responsável adiantou que "há a possibilidade" de se tratar do mergulhador de Pombal, de 33 anos, desaparecido em 2009, após um acidente.
Ao fim de três dias de buscas, o corpo foi encontrado a 50 metros de profundidade, junto dos destroços do ‘SS Dago', um navio inglês afundado durante a Segunda Guerra Mundial.
Os meios foram mobilizados para o local depois do alerta dado no domingo por uma equipa de mergulhadores desportivos.
Na operação, participaram a lancha de desembarque bacamarque e uma equipa de nove mergulhadores Sapadores da Marinha, auxiliados por um veículo subaquático de controlo remoto e por uma câmara hiperbárica.
O corpo foi recuperado e transportado para o Instituto de Medicina Legal de Torres Vedras, a fim de ser feita autópsia para o reconhecimento da sua identidade.
O homem que desapareceu em 2009 fazia parte de uma equipa de quatro mergulhadores amadores que se encontravam a fazer mergulho e ter-se-á sentido mal, não conseguindo regressar à superfície e desaparecendo a uma profundidade entre os 40 e os 50 metros.
Na ocasião, foram realizadas buscas durante cinco dias."

Sem comentários: