terça-feira, setembro 29, 2015

CDU: CONFLITOS INTESTINOS
Há muito que circulavam nos “disse-que-disse” da política local rumores de que os eleitos autárquicos da CDU andavam de candeia às avessas. Tudo porque se desenhava para um quadro autárquico próximo-futuro uma lógica eleitoral bem diferente daquela que foi sonhada em eleições anteriores.

Chamemos os bois pelos nomes: os filhos da “t’ ilisa” afirmavam em surdina que existia uma guerra latente entre o actual vice-presidente da Câmara e as estruturas locais e regionais do PCP. Ao que dizem a vontade daqueles não era coincidente com a vontade daquele.
E se pensarmos que o sr. vice-presidente da câmara foi funcionário do Partido (PCP) e mesmo membro do seu Comité Central, e que o mesmo foi a cara do PCP durante muitos anos, mais esta guerra surda parecia incongruente. Mas depois de ter visto o volte-face da Zita Seabra já tudo me parece possível.

Agora, e com a distribuição do panfleto da candidatura da CDU ao Distrito de Leiria tudo aparece claro e transparente. Noutro partido qualquer estas coisas podem ocorrer por acidente ou descuido. No PCP onde nada é fruto do acaso o que podemos observar é a ordem de fuzilamento do actual vice-presidente da Câmara. Ou o seu destacamento para o arquipélago de Gulag.
No panfleto de candidatura o Sr. Jorge Amador não surge como candidato, nem como apoiante da lista da CDU. Passou por ele uma esponja de lixivia que o apagou completamente.

O que ele irá fazer com o cargo que ainda detém é algo que só podemos adivinhar. Tal como sobre o que fará nas próximas autárquicas.

A política nacional a pôr a nu a política local está a ficar interessante.

1 comentário:

André disse...

Vendo o papel das propostas para o distrito de Leiria da CDU, nestas eleições legislativas, poderá reparar na última página, uma lista de apoiantes da CDU com nomes locais! Mas se reparar bem como poderá verificar todos os nomes que aparecem referem-se a independentes que apoiam a CDU! O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche, o meu camarada e familiar Jorge Amador como sabe é militante do PCP, parte integrante da Coligação Democrática Unitária, e várias vezes o Jorge esteve na rua a distribuir a campanha da CDU, aquela que deu e dá a cara, nesta eleições. (E hoje à noite enquanto uns dormem, descansam em suas casas, ou tem outras ocupações perfeitamente legitimas lá vão as formigas da CDU trabalhar, em Prol do Povo e do País como tem feito desde os órgãos locais aos nacionais. No caso ter dúvidas, como poderá ter, bastava perguntar que teríamos de bom grado dado o esclarecimento. Um Abraço Sr. Prof.