terça-feira, maio 08, 2018


AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO
(fonte Wikipédia)

Comecemos pelo princípio.

A pintura

As Tentações de Santo Antão é uma pintura a óleo sobre madeira executada pelo pintor renascentista holandês Hieronymus Bosch, pintada possivelmente entre 1495 a 1500. Esta é uma primeira versão do painel central do famoso tríptico homónimo existente no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa que foi objeto de estudo em História da Loucura na Idade Clássica, livro do filósofo francês, Michel Foucault.

Quem era Santo Antão?
Cristão fervoroso, com cerca de vinte anos tomou o evangelho à letra e distribuiu todos os seus bens aos pobres, partindo de seguida para viver no deserto. Então, segundo o relato de Atanásio, Santo Antão foi tentado pelo diabo, tal como sucedera com Jesus, mas por muito mais que os quarenta dias que durou a tentação de Jesus, não hesitando os demónios em atacá-lo. Porém, Antão resistiu às tentações e não se deixou seduzir pelas tentadoras visões que se multiplicavam à sua volta.

O seu nome começou a ganhar fama por ser exímio na arte de pastorar. Isso o levou a ser venerado por numerosos visitantes, sendo visitado no deserto por inúmeros peregrinos.

Em 311 d.c. viajou até Alexandria para ajudar os cristãos perseguidos por Maximo Daio, regressando em 355 d.c. para impugnar a doutrina ariana. Foi considerado santo em vida, por ser capaz de realizar milagres e levou muitos à conversão.

A vida de santo antão e as suas tentações inspiraram numerosos artistas, como Hieronymus Bosch, Pieter Brueghel, Dali, Max Ernst, Matthias Grünewald, Diego Velázquez e Gustave Flaubert, por exemplo.

Os religiosos que, tornando-se monges, se adaptaram o modo de vida solitário de santo antão, chamaram-se eremitas ou anacoretas, opondo-se aos cenobitas que escolheram viver em comunidades monásticas.

 

Sem comentários: