sexta-feira, maio 04, 2018


BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS OU PRESIDENTE DE MAIS UM SINDICATO DOS MÉDICOS?

Eu sou do tempo em que a figura de um Bastonário, fosse ele da Ordem dos Advogados ou da Ordem dos Médicos, me infundia um enorme respeito. Eu sentia que aquela pessoa era o Guardião da ética e do aprofundamento do conhecimento, que interviria quando fosse preciso clarificar ou promover atitudes que nos devolveriam os respectivos membros da Ordem a que presidiam, mais responsáveis e mais conhecedores técnico-cientificamente.

Se calhar eu via mal estas figuras que se me impunham de forma clara, pelo seu prestígio e por tudo o que representavam de v alores e saberes. Recordo Miller Guerra, Gentil Martins, Silva Horta nos médicos e Palma Carlos, Almeida Ribeiro Mª Jesus Serra Lopes, Castro Caldas no caso dos advogados. E ao citar estes nomes não posso estar enganado.

O que vejo hoje não tem nada a ver com estas pessoas de uma superioridade a toda a prova. Hoje nunca sei se quem fala é um representante de um Sindicato ou alguém num período de transição para uma carreira política. Claro que tem de preocupar os Bastonários se os seus pares não têm condições apropriadas para trabalhar. Mas o seu fórum de actuação não é o Big Brother que as TVs e as Redes Sociais representam. Ao chafurdarem nos cacos correm o risco de se tornarem pessoas pouco credíveis. Têm outros locais para serem ouvidos e onde serão respeitados como figuras ímpares da sua profissão.

Ou sou eu que estou ultrapassado e as Ordens deixaram de ser algo que está no Olimpo. Mas por favor não vistam as vestes da opulência, nem usem os colares da representação. Sindicalizem-se num qualquer sindicato e comportem-se como trabalhadores. E por favor que eu nunca mais veja um Bastonário a sorrir quando diz que a adesão à greve foi excelente. Para quem está com dores de cabeça como eu, custa ouvir e ver essa porra.

 

Sem comentários: