sexta-feira, maio 18, 2018


SOMOS GENTE ADIADA?

Terminado o ouro do Brasil, entramos em curva descendente e nunca mais deixamos de ser um país de indigentes. Ou materiais ou mentais. Temos todos tido uma enorme dificuldade em sermos capazes de viver como senhores de nós próprios. Culpamos sempre por isso os governos, os outros sejam eles de cá ou exteriores. E mesmo quando surgiram alguns de entre nós que foram bafejados por uma genialidade incomum, são ao mesmo tempo alvo de invejas, de ódios, de raivas que tendem a refugiarem-se em si próprios.

Somos filhos da mediocridade e da maledicência. Vivemos para o nosso umbigo e para os nossos interesses pessoais. Os outros são só um embaraço de que nos temos de ver livres para podermos atingir os nossos objectivos individuais.

Um amigo meu, desiludido com os partidos políticos, entusiasmou-se com a candidatura de independentes e a ela aderiu de alma e coração. Agora vê pessoas que tal como ele aderiram a esse projecto serem cáusticos e violentos nos ataques que fazem a essa candidatura, porque os eleitos não lhes concederam os benefícios de que se julgam credores. É isto mesmo. Não se dedicam a uma causa por acreditarem nela, mas sim pensando no que dela podem extrair em seu benefício próprio.

Há que acreditar no Utopia. Há que acreditar que futuras gerações saberão corrigir os nossos desvios. Há que ter esperança num novo amanhã.

Sem comentários: