sexta-feira, maio 11, 2018


O ZÉ SÓCRAS

Começar com este título é dar um ar brejeiro, a uma situação que é no mínimo confrangedora. Desde a prisão do ex 1º Ministro socialista até hoje, tenho recusado a mim mesmo o facilitismo que seria falar dele. Não o tenho feito por algumas ordens de razão.

A 1ª de todas é o direito que lhe reconheço de apresentar as suas razões em sede própria e em confronto com as provas dos seus acusadores. E aqui deixem-me dizer-vos que em minha opinião este processo já cheira mal pelos anos a que decorre. Ninguém deve ser submetido a tal tortura de ver passar anos e mais anos sem ser julgado. Esta a 2ª razão porque tenho achado que que não me devo juntar ao coro de acusadores.

Em 3º lugar tenho evitado pegar neste assunto porque num tempo em que as redes sociais e o jornalismo incriminatório tem feito valer o primado da justiça de facto, sem que a justiça de direito se faça ouvir, eu seria mais um de entre muitos a calcar um corpo caído no chão.

Há cerca de 10 anos foi o comportamento do senhor José Sócrates enquanto Secretário-Geral do PS que me fez pedir a filiação deste partido. Foi quando ele decidiu unilateralmente e com o beneplácito dos seus servidores do Partido decidiu não levar a referendo o Tratado da Europa, facto a que se tinha obrigado anteriormente. Foi para mim a mentira que me fez saltar a tampa.

Esta a “minha razão” de há muitos anos, para me sentir enganado pelo senhor.

Vem agora todo um rosário de culpas. Em tudo o que é lama no dizer dos seus detractores (amigos de ontem, inimigos de hoje), chafurdou o ex-1º Ministro. Ele é em resumo culpado de existir. Ele é culpado do Oliveira Costa e do Duarte Lima. É culpado de derrocada de Bancos e do Ricardo Salgado. É culpado da existência de títulos comprados por amigos fora da Bolsa e vendidos também por fora com lucros avultados. É culpado de mais de 50% dos portugueses que vão às urnas terem votado nele. Em suma ele é culpado de existir. Enganou gente na cama e fora dela. À mesa e entre croquetes. A bruxa má da história da Bela Adormecida ao pé de Sócrates era uma donzela virgem.

Em minha opinião os portugueses merecem melhor. O país merece mais do que Sócrates e há vida para além dele. Julguem-no. Prendam-no. Quanto mais depressa melhor. E tirem os portugueses deste pesadelo.

E por favor. Abram os olhos, os ouvidos e sejam mais atentos. Afinal somos nós os culpados de darmos a estes corruptos o que temos de melhor. A nossa própria existência e o nosso país.

E por aqui me fico com esta “trampa”. Não voltarei a ela a não ser que cristo volte à terra.    

Sem comentários: