sábado, dezembro 09, 2006

CENTRO ESCOLAR DE S. BERNARDINO
No final da década de 80 e princípios da época de 90, foram enterrados neste Departamento do Ministério da Justiça (IRS), mais de um milhão de contos. Quem tiver acesso aos PIDDAC da altura poderá verificar a quanto somaram exactamente esses valores. Na altura todo o projecto era vocacionado para jovens rapazes, que deveriam ali poder concretizar a sua passagen a uma vida activa através de uma formação sócio-profissional equilibrada.
Ainda o projecto não tinha atingido a velocidade de cruzeiro, já estava a ser alterado passando a ser dirigido para raparigas.
O que ali se fez foi um de um luxo asiático. Desde equipamentos hoteleiros ao funcionamento de uma coudelaria, tudo foi pensado e gasto para fazer a reabilitação de jovens com problemas de deliquência e/ou com famílias disfuncionais.
Os utentes tinham melhores serviços que mais de 50% dos nossos jovens ditos em situação regular. O dinheiro que ali se gastou com a reabilitação foi uma quantia verdadeiramente exorbitante ao longo de todo este tempo. Seria importante saber quanto pelo menos nestes últimos 30 anos. Como seria importante ter dados estatísticos sobre os indíces de sucesso dessa actividade só neste Centro.
Ao que parece o MJ/IRS chegou à conclusão que o Centro de S. Bernardino não tendo cumprido os objectivos para que foi criado, poderá ter que vir a encerrar as suas portas.
E os responsáveis por este fracasso... O que lhes vai acontecer? Vai ser alguém responsabilizado ou mais uma vez a culpa vai morrer solteira? E o que vai acontecer a todo aquele equipamento? E a CE não pergunta nada a ninguém?
Bem hajam os que podem fazer deste país um paraiso.

Sem comentários: