quinta-feira, dezembro 28, 2006

OS VOTOS
A Igreja de S. Pedro aparece este ano no Natal, com novo visual que lhe é conferido pela linda decoração da sua entrada principal, e pela abertura da porta lateral, frente ao Restaurante "Oh! Amaral".
A decoração de Natal da entrada, para além das fitas, das bolas, da verdura, das fitas e das estrelas, apresenta mais de uma centena de cartões escritos pelos meninas e meninos que frequentam a catequese.
Curiosamente é a paz a palavra que aparece com maior frequência associada ao nascimento de Jesus.
São sempre as crianças quem mais consegue extrair da realidade o que melhor seria para todos.
O promotor desta iniciativa deu-nos a sua voz como alerta. E mesmo os que não frequentam este templo cristão, se sentem tocados por tantas vozes que gritam por aquilo que melhor define o Homem como ser superior: a sua capacidade de pela Paz atingir os outros homens.
Estamos tão desabituados desta ideia que estranhamos o apelo de Ramos Horta a Bin Laden. De tal forma que teve de ser feita uma nota explicativa, para os surdos e cegos perceberem a razão que levou o 1º Ministro de Timor-Leste a tratá-lo por irmão.
É que entramos no Templo, mas quando de lá saímos o nosso coração vem mais mirrado do que quando entrou. A nossa capacidade de amar e perdoar perdeu-se.
A Paz é um sentimento desconhecido.
A porta lateral transportou-me de regresso à minha infância. Quando eu acompanhava a minha avó à missa das almas. Eu era a sua bengala. Caneja e trôpega a Guilhermina "Baterremos" tinha em mim o apoio que a idade lhe ía fazendo faltar.
Por tudo isto este Natal foi um fervilhar de emoções. É agradável que assim me sinta.

Sem comentários: