sábado, dezembro 16, 2006

PIOR QUE PERDER... É NÃO SABER PERDER
PIOR QUE GANHAR... É NÃO SABER GANHAR

Tenho acompanhado sem interesse mas com atenção, as entrevistas dadas pelos nossos autarcas à Voz do Mar. A oposição cumpre o seu fadário: ser oposição sem originalidade nem estômago. Ressalve-se aqui a postura do Vereador do PS Joaquim Raúl Farto, que com uma atitude inteligente e construtiva, fornece indicadores que a CDU deveria saber interpretar e aproveitar.
Deste conjunto de entrevistas retenho duas ideias.
Uma extraída da que foi prestada pelo senhor Jorge Gonçalves e que passo a referir: "Podemos dividir este primeiro ano de acção do Partido Comunista (as coligações terminam após os actos eleitorais) à frente da Câmara Municipal de Peniche em duas partes." etc, etc, etc.
Com esta afirmação pretende o senhor Jorge Gonçalves informar o público em geral e a população de Peniche em particular, de que são os COMUNISTAS que tomaram o poder em Peniche. " - Eles aí estão. Bem os avisámos! Agora não se queixem!"
Este é o aviso que está implícito naquela informação do senhor Jorge. Como se ainda vivessemos em pleno clima de guerra-fria. Como se o perigo comunista permanecesse sobre as nossas cabeças.
O perigo que hoje corremos é o dos maus políticos destruírem o nosso património comum. Venham eles de onde vierem. Ainda há poucos dias o Dr. Mário Soares interrogado sobre o Presidente da Venezuela, designou-o como pessoa inteligente, corajosa e honesta. Não o pretendeu insultar desigando-o como um "perigoso comunista".
Era tão importante aprendermos com quem nos pode ensinar. Em vez de ficarmos a remoer com derrotas mal digeridas. Inda por cima se somos os únicos responsáveis por essas derrotas. Saber perder é uma virtude que só os grandes homens as têem.
Outra ideia que me ficou é o da CDU não ter sabido ganhar até onde o devia ter feito. No anterior mandato a certa altura e no "Peniche-Directo" tive a oportunidade de criticar o anterior executivo, por não ter sabido aproveitar as potencialidades que existiam pelo facto do Dr Jorge Abrantes fazer parte do grupo de pessoas que dele faziam parte. Com efeito em matéria de pescas, teria sido uma mais-valia, ter solicitado que a representação da CMP lhe tivesse sido atribuída com plenos poderes para a discussão dos diversos dossiers em agenda. Infelizmente com a obtusidade própria dos políticos de capelinhas, isso não foi então feito.
Como agora infelizmete não o é, desaproveitando a presença no executivo da mais valia que é o Dr. Joaquim Raúl Farto. Quem melhor que ele representaria a CMP na construção da Carta Educativa do Concelho de Peniche? Isto para não falar da estupidez que representa não lhe oferecer a cargo de Vereador da Educação a tempo inteiro.
Não nos esqueçamos que em Peniche e neste miserável País, sempre que entregámos a Educação a políticos esta andou décadas para trás.
Para mim esta terá sido a grande desilusão que a CDU representou. Compreendo a primeira nomeação do Dr. Delfim. Mas falhada esta, havia que ter tido capacidade para ler em frente e para o futuro. Porque é que o sector do Turismo poderia ter um vereador de uma força política que não ganhou e o sector da Educação não pode. E se tivesse havido vontade política isto teria sido possível. A solução encontrada foi a pior possível e se Peniche não fosse a terra desinteressante que é, a CDU poderia pagar caro o que fez.
Os professores, e trabalhadores da Educação têm o que merecem. Este concelho também não merece muito mais.

1 comentário:

Anónimo disse...

É assim, teima-se em não se aproveitar o que de melhor o chão dá. Não conheço o Sr. mas sei, por amigos ligados à educação, que em Torres é bastante conceituado. Há pouco tempo o Conselho Nacional de Educação realizou naquela cidade uma conferência de cidadãos para debater o futuro da Educação e este professor era um dos convidados.