segunda-feira, abril 21, 2008

25 DE ABRIL, MAS DEVAGAR
Quando desempenhei funções autárquicas, as reuniões preparatórias das comemorações do 25 de Abril eram um inferno. De tal maneira que eu quase chegava a desejar o 28 de Maio que ninguém celebrava. Aquela 1ª linha da CDU que me aparecia nas reuniões (não digo quem eram porque sou uma pessoa cheia de pudor), apertavam comigo para que o dinheiro corresse a rodos para eles em roda livre, lançarem os seus gritos de: - Vitória! – Vitória! Assim se escreve a História.
Apertado estado eu também do lado do executivo porque havia pouco dinheiro e as comemorações do 25 de Abril eram do povo, não eram de Moscovo (passe a expressão, agora já sem sentido).
Recebi a semana passada o Programa das comemorações do 25 de Abril. Propositadamente não dizem que é o 34º aniversário, porque se o dissessem isso era dar-lhe uma idade prestes da reforma e tornava as festas obsoletas.
Dizer que este programa comemora o 25 de Abril é o mesmo que significar que só por estarmos vivos já somos uma comemoração.
O que é dramático nisto tudo é o cheiro a bolor que tresanda daquele programa. Hoje, o que se exige é que haja criatividade nessas comemorações. De facto para além dos foguetes que agora se limitam à sede de concelho e a Ferrel, são os desfiles de músicos nas ruas ou nos coretos, o Hastear da Bandeira e a Sessão Solene, que configuram as celebrações. O resto são iniciativas mais ou menos estendidas no tempo que tanto podiam ser agora como em qualquer outra altura. E algumas nem dependem da autarquia mas sim de entidade organizadora.
Pior que não fazer, é fingir que se faz, não fazendo.
Eu sugiro em tempo de crise um conjunto de iniciativas para comemorar o 25 de Abril.
- Entrada gratuita no Museu entre 24 de Abril e 1 de Maio.
- A Fortaleza engalanada durante todo o mês de Abril, com o Lema Democracia e Liberdade.
- Exposições colectivas de trabalhos de alunos das escolas por faixas etárias.
- Oferta de uma viagem a um grupo de 40 alunos de escolas a zonas de interesse sócio-cultural, para os 40 melhores trabalhos divididos por categorias diversas.
- Acesso gratuito ao parque de campismo a portadores de cartão-jovem e reformados, entre 24 de Abril e 2 de Maio.
Festejem Abril celebrando-o com a Utopia com que foi feito e não com o ferrete de ideologias caducas. Ou acabem com esta farsa.

Sem comentários: