segunda-feira, julho 19, 2010

AJP - FEIRA DO LIVRO OU CALDEIRADA?À medida que vou vendo livros que me interessam recorto essas indicações e se não existem em Peniche (o que é habitual) ou mando vir via NET. Desta vez, como a Feira do Livro da AJP iria abrir em breve guardei os recortes para lá os poder procurar.
Ontem fui durante a tarde visitar a Feira e qual não foi a minha surpresa quando não encontrei qualquer separação por editoras. Também não percebi qualquer ordem por grupo Editorial (já seria pedir demais ver quais as editoras nos Grupos). Procurei outra ordem coerente e não a vislumbrei. A única relevância de que me apercebi foi o amontoado de livros infanto-juvenis em pontos vários da sala. Pedi o apoio de uma das jovens presentes na sala que apesar de toda a sua boa vontade não o conseguiu. Isto apesar de eu lhe ter sugerido que procurasse o título pretendido por mim, na factura da Editora em causa. Impossível procurar os livros em cima das mesas sem qualquer identificação auxiliar, no que mais parece uma grande caldeirada de títulos.
A AJP, tem um longo historial de organização de Feiras do Livro. Ao fim de tantas edições parece estar a perder qualidades a sua capacidade de levar a cabo este empreendimento.
A nota mais importante numa Feira do Livro é a Chamada de atenção para as editores presentes na Feira, única forma que a entidade organizadora tem de compensar com publicidade gratuita aqueles que se dispõem a colaborar com preços mais razoáveis a venda e promoção de livros. Se este item não se cumprir, como podemos nós esperar que de futuro queiram colaborar connosco.
A AJP tem de repensar se tem condições para promover uma Feira do Livro. É que o livro já é tão maltratado por tantos, que se dispensam ajudas exteriores.

Sem comentários: