terça-feira, julho 13, 2010

O CARTAZ
Sou um fã incondicional das Festas de Nª Srª da Boa Viagem de Peniche. Ao contrário de muitos conhecidos e amigos nunca fugi de Peniche na altura dos festejos que considero populares q.b.
Compreendo (embora não concorde com elas) as preocupações que a certa altura Monsenhor Bastos manifestava de que as Festas estivessem a perder o carácter religioso e se estivessem a paganizar.
O cariz religioso das Festas está bem representado nos seus pontos altos: A Procissão no Mar de sábado à noite e a procissão de terra no Domingo à tarde. O resto são as actividades mais ou menos populares que são o chamariz para outros públicos.
Mas tudo gira em volta ou ao redor de Nª Srª da Boa Viagem, Padroeira dos Pescadores. Eu sei que pescadores (e barcos) cada vez são menos. Mas é o sentido de Boa Viagem no Mar que importa. É o sentido de Boa Pesca e de esperança no futuro que se honra.
Ora o Cartaz das Festas deste ano deixa muito a desejar. A Virgem aponta ou põe sobre o seu manto protector a Fortaleza, antiga Prisão Política e hoje fonte de dúvidas sobre a sua identidade futura. Do mar, estrada dos nossos Pescadores e marinheiros resta uma pontinha em rodapé no cartaz, com uma lingueta de água da Prainha de S. Pedro.
Pouco resta à Santa para proteger e abençoar. Mas retirar-lhe a sua verdadeira natureza de Mãe Protectora e convertê-la em carcereira é que não lembrava ao Diabo.
Ainda bem que o Monsenhor já não está cá para ver isto.

1 comentário:

Raúl disse...

Hola, Ze Maria Costa.

Tenía pensado pasar por Peniche el fin de semana de la fiesta de Nª Srª da Boa Viagem y me gustaría conocer el programa de los festejos. ¿Conoces algún site en el que pueda informarme? (NO vi nada concreto en la página del ayuntamiento)

Muchas gracias!

Raúl

PS: Perdona por no escribir en Portugués. (Lo entiendo pero creo que si intento escribir sería incomprensible).