segunda-feira, julho 12, 2010

NOTÍCIAS DE CASAMENTOS
No jornal “i” de 10 de Julho, a páginas 8, noticiava-se que a Câmara Municipal de Lisboa teria estabelecido um protocolo possibilitando a realização de casamentos civis em espaços que administra, tais como o Museu da Cidade, o Museu do Fado, ou os Paços do Concelho. O Presidente da Câmara, Sr. António Costa, informou o Jornal que pretende levar o assunto à Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a fim de tornar esta iniciativa criadora extensiva a todo o território Nacional.
Quando tomei posse como vereador na Câmara Municipal de Peniche, vão já lá 12 anos, uma das primeiras coisas com que fui confrontado, foi com um pedido de autorização para a realização de um casamento civil na Sala do Governador da Fortaleza de Peniche.
Pedi a presença do responsável por aquele espaço a fim de perceber o pedido. Por ele foi-me dito que era já um hábito desde o mandato do Sr. João Augusto Barradas a realização daqueles eventos no espaço da Fortaleza, sem quaisquer custos para ninguém, responsabilizando-se no entanto os noivos pela limpeza do espaço e por qualquer dano que pudesse ocorrer.
Sem protocolos e sem pretensões a sermos criativos, aqui em Peniche já há muito tempo que consideramos interessante por os nossos espaços ao serviço do bem comum e com votos de feliz matrimónio.
Os jornalistas e os autarcas da Grande Capital Portuguesa, teriam muito a ganhar se perdessem mais tempo a perceber os simples mortais que vivem na província e noticiando ou mesmo copiando o que de melhor se vai fazendo nos locais mais recônditos do rectangulozinho em que vivemos.

Sem comentários: