segunda-feira, julho 26, 2010

O DIA DA RENDILHEIRA DE 2010Pese embora o esforço e todo o êxito que possam ter Exposições, Colóquios e Concursos de Rendas Bilros, o verdadeiro barómetro da Festa das Rendas de Bilros está, no espectáculo de Alegria, saber e vontade, que no sábado e domingo se conseguem no Jardim Público.
Sou insuspeito na minha análise porque também eu fui responsável pela organização deste evento. Por isso posso afirmar sem correr o risco de parecer parte interessada que nunca esta Festa atingiu o alto nível que este ano conseguiu. E uma tão eloquente participação de pessoas interessadas e visitantes vindos de todos os quadrantes do País.
Vi anonimamente este evento. E nunca como este ano assisti a tal adesão por parte de todos. Milhares de pessoas passaram pelo local do evento sábado e domingo, de manhã e de tarde.
Tal êxito deve-se em exclusivo à Câmara Municipal de Peniche que conseguiu congregar à sua volta pessoas desinteressadas e apostadas em fazer brilhar este Património em extinção e, não querer para si méritos de qualquer espécie. Em particular como merecedor deste êxito está o Vereador Jorge Amador que tendo a seu cargo este Pelouro, tem vindo a engrandecer de forma sempre em crescendo o apoio a esta Arte em decadência por razões que merecia a pena aprofundar, se alguém algum dia estiver interessado nesse assunto.
Sinto-me orgulhoso por a minha terra ter levado já a tal nível este certame. Fica a faltar o resto. Assim haja agora querer e vontade.

Sem comentários: