terça-feira, setembro 21, 2010

EU TENHO 4 PISCAS
É sistemática a utilização em Peniche dos 4 piscas a funcionar (sinal de perigo)para avalizar situações de estacionamento ilegal. Não sei onde os habitantes da minha terra foram buscar a ideia de que “se estás mal estacionado ou mal parado”, ligas os 4 piscas e a situação torna-se de imediato legal e impeditiva de uma multa ou de uma sanção mais grave.
No passado domingo pelas 17:20 horas, vinha eu na rua Garrett. Entre o cruzamento com a 1º de Dezembro e o cruzamento com a Marquês de Pombal não havia um único carro estacionado. A meio da rua, impedindo completamente a passagem de qualquer outro veículo estava parado um carro da “A Companha”. Presumo que uma das funcionárias dessa agência de solidariedade estaria a prestar assistência numa habitação próxima desse local de peragem.
Quando me aproximei a condutora que aguardava a chegada da colega no carro, ligou os 4 piscas e lá continuou no melhor dos mundos. Estava sancionada a situação de prevaricação.
Mas esta não é uma situação inédita. É preciso ir comprar o jornal e não há estacionamento nas imediações? Estaciona-se em 2ª fila e ligam-se os 4 piscas. E, e, e…
Os meses de Verão e as vésperas de Natal são um caso singular destes hábitos. Mas durante todo o ano podemos assistir a este “regabofe”. O Estacionamento em 2ª e 3ª filas na Praça Jacob junto ao início da R. Marquês de Pombal é outro sinal dos tempos. Já ninguém reclama por estar cerca de meia hora à espera de poder sair quando tem o carro bem estacionado.
Ter 4 piscas tornou-se um passaporte para a ilegalidade nos estacionamentos em Peniche. Venha daí um passaporte para o Euromilhões.

Sem comentários: