segunda-feira, setembro 13, 2010

QUE TÍTULO?
“Arquipélago das Berlengas” ou “7 Maravilhas de Portugal”? A dúvida manter-se-à até ao fim deste post. Aos que dói a perda do lusitano reconhecimento, será uma espinha difícil de digerir. Para mim que vi por voto popular escolher Salazar como o português mais ilustre de sempre, tanto faz.
Estas votações valem o que valem. Quem escolhe os melhores restaurantes de estrada não se reconhece no Guia Michelin. Quem vai para a praia de Peniche de Cima está-se nas tintas para a declaração pomposa.
Eu não me preocupo com escolhas aleatórias. Mas fico satisfeito de não ter sido assinado o cartão de MARAVILHA ao arquipélago das Berlengas. Depois das gaivotas tenho receio do que a Reserva mandaria para Peniche, para na Berlenga poderem caber mais turistas.
Tal como Pauleta dizia em relação à Lagoa das Sete Cidades, a ilha da Berlenga já há muito que tem o reconhecimento público de uma das maravilhas naturais em Portugal que merece a pena conhecer ao menos uma vez na vida. Esta votação e as suas consequências são só resultado do Marketing das Agências de Viagens. Nacionais e Internacionais. Serve como auscultação para os Gestores do Turismo de locais em Portugal onde merece a pena investir turisticamente. Nas Berlengas enm se pode construir, não sendo por isso muito interessante.
Mas a grande verdade é que naturalmente alguns deles se tornaram uma má escolha para os que vivem do Consumo turístico. Bem percebeu o assunto a Arméria que nem um ai deu para favorecer esta candidatura. Entrou muda e saiu calada como aliás é o seu timbre sempre que se trata de emitir uma opinião.
Julgo que desfeita a hipocrisia deste tipo de votações, resta-nos perceber o Concelho onde vivemos e desejar que em vez de nos sentirmos preocupados com este resultado, sentirmos que vale a pena apostar turisticamente em Peniche. E agora a caminho de dois doutorandos na área do Turismo aqui radicados, temos quem nos ajude a pensar os melhores caminhos para o desenvolvimento do nosso potencial.
Afinal sendo um Concelho tão pequeno somos possuidores de um património natural invulgar e praticamente por explorar.

7 MARAVILHAS NATURAIS DO CONCELHO DE PENICHE
- Arquipélago das Berlengas
- Nau dos Corvos
- Promontório da Papôa
- Ilha do Baleal
- Grutas dos Bolhos
- Falésias de S. Bernardino e Consoloção
- Planalto das Cezaredas

Resta ao poder político e aos agentes económicos perceberem este potencial e fazerem o seu melhor para o implementarem. Afinal quando conhecer, o público é que sabe quando se quer deixar maravilhar.

Sem comentários: