sexta-feira, setembro 06, 2013

2 TEMAS ACTUAIS

Prémio Champalimaud
De 2 em 2 anos é atribuído a quem, pessoas ou instituições, se tenha distinguido no com bate à cegueira. É um lugar-comum dizer-se que é o prémio pecuniário mais elevado atribuído nesta área. O que eu quero destacar aqui é que um homem que foi um exemplo do capitalista combatido ferozmente pela classe trabalhadora, acaba ao morrer por criar um fundo pecuniário com tantos zeros que custa a enumera-los, para uma Fundação que se ocupe de questões de saúde que afectam em primeiro lugar os mais desfavorecidos. Ironias do destino.
Este ano foi premiada uma organização Nepalesa que se tem distinguido no combate à cegueira naquela zona do globo, com intervenções cirúrgicas às cataratas com parcos meios e a custos ínfimos. Um médico dessa instituição dizia na TV que enquanto uma operação às cataratas em Portugal custa valores da ordem dos 200 dólares, com os processos e meios utilizados por eles fica em 4 dólares, o que permite auxiliar milhares de pessoas carenciadas ali e em África que de outra forma estariam condenadas à cegueira total.
Que grande lição de vida nos legou o Sr. António Champalimaud. Ficamos sem perceber muito bem esta coisa da luta do trabalho contra o capital. Que se conste não existe nenhum legado da União Soviética marxista em favor dos mais desfavorecidos. E no entanto hoje sabemos das fortunas acumuladas na URSS por alguns que se diziam defensores das classes trabalhadoras. Nem tudo é preto. Nem tudo é branco. Existem zonas cinzentas às quais convirá estar atento e compreendê-las.

Autarcas para o futuro
O TC veio a dizer que o único limite para o desempenho de funções de presidente de câmara (e de junta) após 3 mandatos, são os limites territoriais. Isto significa que nada obsta a que no concelho de Peniche, Henrique Bertino possa ser candidato à novel freguesia de Peniche.
Aliás até era compreensível que o BE a impugnasse pelos fundamentos apresentados pelo candidato do PS a presidente de câmara. Agora tendo este partido apresentado situações semelhantes no país, este caso contra HB até parece uma atitude vingativa e pueril.
A queixa apresentada ao Tribunal de Peniche e a reclamação contra a sua decisão de não a deferir, vão para onde merecem, para o caixote do lixo da história autárquica deste concelho.

Nota: Sim. Eu sei que a decisão do TC é sobre candidaturas a presidentes de câmara. falta a decisão sobre candidaturas a JF. De todo seria surreal, que as razões invocadas para permitir umas, não viesse a permitir as outras. Era quase como "existem uns portugueses com maior legitimidade que outros". Continua a ser a candidatura a unidades territoriais diferentes que está em causa. Repare-se que não sou jurista. Sou só uma pessoa de bom-senso. Aliás, depois de ouvir o scretário-geral do PS sobre a decisão do TC, causa-me perplexidade que alguns socialistas (?) continuem a tentar impedir a manifestação de vontade democrática dos cidadãos. Mas é isso que pode fazer com que quem vota, no fim acabe por falar claro.

3 comentários:

Unknown disse...

Quem apresentou a queixa foi o mandatário autárquico do PS, da mesma maneira que o mandatário autárquico da CDU também apresentou uma queixa sobre o Comandante Jacinto Pedrosa. Há lapsos de memória desculpáveis, certamente esse será um. Se houve perda de virgindade nestas matérias, então a CDU pode-se dizer, com clarividência, provou do veneno que antes semeou. Quanto ao Tribunal Constitucional, decidiu, embora haja um estudo de opinião que questionados os portugueses sobre a limitação de mandatos dizem concordar com os termos que o Tribunal não entendeu aplicar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Não foi a CDU que apresentou uma queixa sobre o Comandante Jacinto Pedrosa, lembre-se bem da altura quando a queixa foi formulada e qual o seu motivo. O Comandante Jacinto Pedrosa foi membro da associação política chamada Acção Nacional Popular (União Nacional até 1970) ou partido único, do regime fascista e a lei impedia que membros da PIDE/DGS e membros da ANP concorressem a cargos públicos! O Caso deste ano é bem diferente, primeiro o PS e o PSD extinguiram as Juntas de freguesia de S.Pedro, Conceição e Ajuda, na Assembleia Municipal de Peniche, criando uma nova freguesia que engloba a área das 3 freguesias extintas, segundo a CNE a nova junta de freguesia criada, a de Peniche, é uma unidade territorial nova, permitindo a candidatura da CDU, segundo a lei, a interpretação da CNE, do Tribunal de Peniche e agora do Constitucional!