quarta-feira, setembro 25, 2013

OS PROGRAMAS ELEITORAIS

Estive a ler o conjunto de lugares comuns que constituem os programas de candidatura dos principais partidos concorrentes às autárquicas do próximo domingo em Peniche.
Todos sabem que a Câmara Municipal não suporta mais endividamento. Algumas das propostas já apareciam nas candidaturas do último acto eleitoral. Repetem-se as promessas com despudor. Não quero dar exemplos porque podia cheirar a perseguição.
Um dos candidatos até diz que não promete porque sabe as dificuldades que o país atravessa. Mas logo a seguir desfia um rosário de candidaturas a tudo e mais alguma coisa, acabando por de forma subliminar fazer o mesmo rosário de promessas que todos os outros.

Os programas de candidatura são como a Assembleia Municipal. Existem porque têm de existir. Ficaria mal não serem feitos. Mas poucos os leem e ninguém vota pensando no que foi prometido.
Os candidatos julgam que alguém os poderia acusar de não terem ideias se os não apresentassem (aos programas eleitorais). Mas sabem que tudo quanto seja mais que 5 linhas, dificilmente é lido por alguém. Bem andam as candidaturas do BE e do CDS, que não prometem nada. Sabem que é uma dupla perda de tempo. Primeiro porque ninguém quer saber deles (os programas) para nada. Depois porque não são eleitos para que se iriam dar a esse trabalho?

O candidato do partido do governo que deveria saber como ninguém das restrições e dos sufocos a que os municípios ficaram submetidos, com um despudor que raia a pouca vergonha com que tudo isto é encarado promete para além do imaginário.
O ressuscitado fala do que foi feito na década passada com dinheiro do governo como se tivesse sido obra sua. Obra sua foram as inesquecíveis festas do Big Brother de santa memória. E as idas à Rússia e passeios semelhantes. Mas é melhor não falar mais de ruins defuntos.
O tri-candidato se fosse inteligente bastava-lhe por neste programa de candidatura o que prometeu nas anteriores e não cumpriu. Já tinha aí um óptimo plano de trabalho.

Perguntais então, se não é pelos seus programas que poderemos votar, então vamos votar baseados em quê? No grau de simpatia/empatia que sentimos pelo candidato. Na credibilidade que nos oferece a equipa em que suporta a sua candidatura. No respeito que nos merece pelas actividades que ao longo dos anos desenvolveu em favor do Concelho de Peniche e por quem o habita.
Para a Assembleia Municipal órgão municipal inócuo e supérfluo não merece a pena votar. O BRANCO é o seu destino.
Para a Câmara Municipal já que o que nos oferecem fica entre o nada e coisa nenhuma, é melhor levar o tratamento a BRANCO que foi aplicado no parágrafo anterior.
Merece a pena votar para as Juntas de Freguesia. São gente que trabalha e não prometem o que não podem cumprir. Claro que vou votar na lista em que aparece a minha mulher. Porque acredito nela. Porque acredito no candidato que a suporta. Que ao longo da sua vida sempre dedicou à causa pública o seu melhor. Não aparece vindo do nada, nem porque precisa de ocupar o seu tempo. Para a Junta de Freguesia vou votar Anita. Vou votar Henrique Bertino. Vou votar CDU que é onde eles estão.
E ponho neste voto o meu ponto final parágrafo para as autárquicas de 2013.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...




Voto branco ou nulo

E' uma maneira de induzir a uma votação patriótica para melhor dizer ,deixar de votar num eis concorrente que nada fez numa grande freguesia de Ajuda Peniche ,para votarem agora nesse mesmo concorrente - Henrique Bertino concorrente agora da pequena freguesia da Cidade de Peniche .
Sr., eis professor José Maria Costa lembra-se do seu lamento irascível contra o Partido Socialista neste seu blogue quando aquele tentou impedir o Sr. Henrique Bertino de ser candidato a' tal pequena freguesia de Peniche ? ...eu não me esqueci . Se tiver duvidas volte a ler lo ou eu posso mandar lhe uma copia ...
Depois da lista apresentada pelo C D U os verdes verifiquei que uma das candidatas nessa lista chama-se Ana Costa e por coincidência casada com um eis professor cujo nome e 'um sinonimo seu : Eis professor José Maria Costa . Curioso como sempre sou ,venho deste modo a' fonte das aguas cristalinas do seu blogue perguntar ao Sr., se por casualidade
existe a coincidência de ser a mesma pessoa .
E' que eu não acredito em bruxas mas que'las Ha' parece não haver
duvidas.
Que tenha sorte nos seus desejos na vitoria do partido que ira' fazer por mais outros anos a Felicidade dos Famintos de Peniche .
Eu por cá aproveitarei para festejar de longe , Vancouver Canada o novo vencedor comendo uns percebos apanhados por mim como e' costume na Costa da Cidade de Tofino na ILHA DE VANCOUVER CANADA acompanhados com umas cervejas Sagres oferta de um Amigo recentemente chegado de Portugal.
Com fraternais saudacoes,centro
esquerdinas ,assina sempre o apetitoso
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
fielamigodepeniche.blogspot.com 25 de Setembro de 2013