sexta-feira, setembro 27, 2013

OS DEUSES ESTÃO FARTOS

De toda esta pantomina que se ergueu à volta das autárquicas. Para contornar as razões impeditivas de haver cobertura televisiva destas eleições. Os líderes partidários viajam pelo país, parando na quase totalidade dos concelhos, e com maior ou menor impacto vão tecendo loas ou criticas desmesuradas aos outros partidos.
O PCP e o BE elegem como seus principais adversários ao partidos de direita e o PS. Para o PS os culpados de todos os males são os partidos do Governo. Para os partidos do Governo o ónus da culpa está no PS.
Mas de autarquias não se fala. De candidatos autárquicos não se fala. De propostas impossíveis de cumprir não se fala. De candidatos naif com a beleza que lhes confere a juventude e a inocência e credores de um olhar atento, não se fala. Dou de barato o exemplo do Flávio Nunes de 18 anos, candidato a Presidente da Câmara de Tomar pelo Partido da Terra, que consegue tornar-se um fenómeno de popularidade a nível nacional, pela criatividade e brilho que empresta à sua campanha.

O exemplo mais acabado de aproveitamento pelos candidatos locais da situação nacional, é o caso da candidatura em Peniche do Bloco de Esquerda, que se apresenta com candidatos que ninguém conhece, sem dizer uma frase que esclareça sobre os seus intentos, utilizando tão somente a cobertura jornalística que é dada nas televisões ao Partido que sustenta essa candidatura. Por isso quando ouço os dirigentes do dito Bloco a pregar moral e ética, farto-me de rir com gente que permita que em nome de nada os seus (?) se candidatem a coisa nenhuma no concelho de Peniche. Vade Retro satanás para o Bloco de Esquerda no nosso concelho. E por aquilo que acontece aqui eu imagino o que não se passará nos outros concelhos.

Por isto tudo os Deuses mandaram uma tempestade para Portugal no último dia de Campanha Eleitoral. Para reflectirmos mais cedo. Para interiorizarmos as nossas dúvidas e exaltações. A chuva cai e lava as nossas ideias.