sexta-feira, setembro 20, 2013

O MEU AMIGO FRANCISCO


Não. Não estou a falar dos meus amigos Xico Pedra ou do Francisco Manuel. Nem de tantos outros Franciscos com quem me fui cruzando ao longo da minha vida.

O Francisco de quem eu falo não conheço pessoalmente, conheço-o através dos seus actos e das suas palavras. Foi eleito Papa há uns 6 meses. De então para cá tem-se notabilizado por escandalizar. Escandaliza em primeiro lugar os seus pares e depois todos os outros nos quais me incluo que são surpreendidos com a sua quebra de rigor quanto a atitudes e convenções eclesiásticas.
“ – Eu venho escandalizar…” Onde é que eu já li isto? Estou a vê-lo de açoite nas mãos expulsando os vendilhões da Casa do Pai. O sentido de humildade que empresta às suas atitudes não é um tique, é uma forma de vida. É uma atitude consequente. Quando diz “quem sou eu para condená-los?” isto não cheira a falso. No contexto em que é afirmado percebe-se que o meu amigo Francisco não se sente mesmo capaz de julgar ninguém pelos seus erros e que não percebe tanta falta de solidariedade humana.

Sem comentários: