quinta-feira, outubro 04, 2007

5 DE OUTUBRO - ANIVERSÁRIO
Da Implantação da REPÚBLICA
.Comemora agora 97 anos. Terá sido o facto político mais relevante do século XX. Pese embora o que alguns pensam do 25 Abril. Lamentável o manto de esquecimento que se estendeu sobre este acontecimento. O derrube da Monarquia foi o reconhecimento do primado da Democracia sobre a Autocracia.
Quando se pretende impor 1974 em detrimento de 1910, o que se consegue é provocar um apagão na memória colectiva que posteriormente vai conduzir à ignorância e ao esquecimento de acontecimentos passados e mais próximos.
È necessário defender o 25 de Abril porque este representa o que de mais nobre foi colocado ao serviço deste povo tão carente de Liberdade, Igualdade e Fraternidade com a Revolução de 5 de Outubro de 1910.
Celebra-se a libertação da França do jugo nazi, mas França é 14 de Julho data da TOMADA DA BASTILHA. Como o 7 de Setembro no Brasil com o GRITO DO IPIRANGA, ou o 4 de Julho, com a DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS EUA. Nós temos tendência no nosso País para ao sabor dos ventos alterarmos o rumo da História a nosso bel-prazer. Por isso somos uma cambada de ignorantes. Por isso a História nada nos diz. Somos semente, flor e fruto de momentos construídos para servirem interesses mesquinhos de uns quantos que se impõem pela ignorância e pelo folclore. Até um dia.
O meu Pai fazia hoje 93 anos. Ele faz-me falta. Sinto-o nas coisas que me rodeiam. Nas fotografias que espalhei pelas paredes. Nos pequenos nadas que lhe eram tão importantes. Nas cartas dele que releio como se as tivesse recebido hoje. Precisava que o meu pai tivesse conhecido a minha filha. O meu pai morreu dois meses antes da minha filha ter nascido. Eu digo muitas vezes à Anita que acreditando na reincarnação, ele ocupou com a alma o corpo físico da Maria. Tantas são as coisas dele que nela encontro. O meu pai faz-me falta para continuar a criticar-me. Ele sabia quando eu precisava de o ouvir. Quantas vezes dou por mim a falar com ele. Hoje vamos aqui em casa fazer um almoço de aniversário como ele gostava. Arroz de pato. E vou beber vinho e vou beber uns whiskies. Correndo embora o risco que ele me chame Zé Costa. Neste 5 de Outubro, data do seu aniversário, quero dizer ao meu pai que o amo muito. Lamento não ter dinheiro para contratar uma Banda Filarmónica que corra as ruas de Peniche a tocar. Como quando o meu pai era pequeno e a Banda de Peniche fazia isso para celebrar a República, embora no seu imaginário fosse o seu Aniversário que estava a ser festejado. Já não há República, nem Banda, nem o meu pai. Hoje 5 de Outubro de 2007, faltam em memórias o que me sobeja em indignação, mas quero que o importante seja o que vale a pena.

Sem comentários: