quarta-feira, outubro 10, 2007

JOSÉ AGOSTINHO RIBAU ESTEVES
Conheci-o no início de 1998. O PS tinha ganho as eleições em Peniche, o Jorge Gonçalves na qualidade de Presidente da Câmara de Peniche ia a um encontro da Associação Nacional de Municípios em Viseu e eu fui convidado a acompanhá-lo. Partimos de Peniche de véspera sem eu perceber porquê e foi já durante a deslocação que soube que íamos parar em Coimbra para uma reunião da ANMP do sector dos municípios com Portos de Pesca.Não sabia o que lá ia fazer. Se eu na altura tivesse sido esperto, saberia que essa iria ser a prática habitual do Presidente da Câmara eleito pouco tempo antes. Mas na altura a euforia era muita e, os indícios do que iriam ser 2 anos e meio tormentosos passaram-me todos ao lado.
Mas voltando à Associação de Municípios. Quando lá chegámos percorremos corredores e gabinetes até chegarmos a uma pequena sala onde já se encontravam outros ilustres eleitos locais. Confesso a minha ignorância. Não reconheci nenhum dos presentes.
Uma figura no entanto se foi insinuando aos olhos de todos. Um rapazito cheio de perguntas e sugestões às tantas lançou meio insinuada a proposta de ser ele próprio a presidir à Comissão dos Municípios com Portos de Pesca. Tratava-se do recém eleito Presidente da Câmara de Ílhavo.
Petulância extrema. Foi eleito Jorge Gonçalves que, também ninguém conhecia mas possuía um cartão que o identificava como sendo do PS, o que perante a maioria presente foi elemento mais que suficiente.
Nesses 4 anos do primeiro mandato de Jorge Gonçalves é relevante e notório o protagonismo que este deu a nível nacional à defesa do sector da Pesca e dos Portos portugueses. Não se recordam? É porque o defeito é vosso.Quanto ao “rapazinho” que queria presidir à dita comissão, foi-se consolidando no poder local nunca mais deixando de ser Presidente da Câmara. Tornou-se Vice-Presidente da Associação de Municípios. Presidente da Distrital de Aveiro do PSD. Rosto e Voz da candidatura de Luís Filipe Menezes, tendo manifestado uma postura e uma correcção de atitudes que o tornaram reputadamente notado, para além da própria candidatura que representava. Diz-se que será o futuro secretário-geral do PSD, o que independentemente dos êxitos ou insucessos daquele partido, lhe dará uma notoriedade indesmentível.
O rapazito tornou-se um grande homem. Outros que se achavam grandes homens desapareceram do mapa. “Sic transit gloria mundi”

Sem comentários: